Um spot de 30′ na rádio. Um VT de 15′ na TV. Um outdoor de 10 metros na avenida mais tradicional de sua cidade. Não se engane, essas mídias ainda são muito utilizadas para atrair clientes para vários negócios. No entanto, estão cada vez mais obscuras para os profissionais de marketing na era digital.
Apesar dos processos de marketing serem muito mais amplos do que simplesmente a promoção (ou publicidade), existem grandes forças moldando como as agências e empresas fazem para atrair clientes. Veja quais são:
1. (Re)targeting / (Re)channeling
Definir segmentação e canais fixos baseados em pesquisas desatualizadas já soa estranho para a maioria dos profissionais de marketing. O desejo e a prática comum atualmente dizem pra nunca parar de segmentar/reorientar e fazer isso sempre que houver mudanças significativas de comportamento no seu público.
Isso é necessário para atrair clientes. Afinal, não é porque a campanha da Knorr é boa no Twitter durante o Masterchef Brasil que a rede social passa a ser boa pra marca em qualquer momento.
2. (Re)criação
A mesma coisa acontece com os anúncios em si. Testes A/B e multivariados vieram pra ficar. Além de ajudar no entendimento de como seu público engaja com o seu conteúdo, ele é utilizado para criar estratégias para atrair clientes.
Assim como também podemos deixar algumas versões de landing page ou e-mails marketing com os elementos que o cliente demandou e depois mostrar pra ele os resultados de sua escolha. E não é que essa ferramenta possibilita até mesmo o aprendizado?
3. Medição e Reação
Muitos dizem que o core do novo marketing passa pelas métricas. E não tem como discordar! As métricas possibilitam tudo que o marketing pode oferecer. Tudo em tempo real, com informações muito úteis para reagir com efetividade. O novo profissional de marketing digere métricas todos os dias no café da manhã para atrair clientes.
4. Conteúdo e Timing
A relevância e o conteúdo são ainda mais importantes que os anúncios, pois atuam em fases prévias da jornada do consumidor. Se você quer vender sapatos, não ofereça sapatos e sim eduque o cliente para que ele saiba escolher o melhor sapato pra ele, que por acaso pode ser o seu. Além disso, não adianta ter um excelente conteúdo se não houver uma metodologia por trás da utilização do mesmo. Parte da metodologia de Inbound Marketing oferece maneiras muito práticas de definir como escolher a hora e o local certo para cada tipo de conteúdo.
5. Marketing centrado no consumidor
A enorme quantidade de feedback recebido pelas marcas hoje em dia possibilitou um feito único: usar a satisfação do cliente como uma das melhores práticas de buzz marketing já criadas. E as empresas e agências já estão se movimentando para encantar cada vez mais e usar isso como vantagem competitiva. E não se engane, elas estão pegando jeito para a coisa!
Essas forças tem tornado o dia de um profissional de marketing cada vez mais alegre e produtivo. Mas podemos esperar muito mais mudanças para o futuro, já que existem rumores, alimentados pela Apple, que pode existir uma internet totalmente sem anúncios tradicionais. Isso, com certeza, mudaria de vez tudo o que as pessoas pensam saber sobre marketing.
A Bowe nesse processo
Entramos de cabeça em estratégias para atrair clientes através do marketing. Quer saber como podemos aplicar isso na sua empresa? Fale conosco aqui.
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