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Marketing e Vendas, Universo B2B

Marketing de conteúdo nas redes sociais: por onde começar?

O social media é um dos pilares fundamentais do marketing digital. Sendo assim, aprender sobre marketing de conteúdo nas redes sociais é uma estratégia muito eficiente para quem quer alcançar mais pessoas sem precisar aumentar sua produção de artigos, áudios e vídeos.

Através de algumas “boas práticas” das redes sociais, sua empresa consegue extrair o máximo de cada peça de conteúdo já produzida, e esse é um ganho enorme para quem se preocupa em trabalhar de forma eficiente e inteligente.

Já que tocamos no assunto, vamos começar falando exatamente sobre isso:

Extraia o máximo de resultados de cada peça de conteúdo produzida

Não adianta produzir dezenas de artigos, e-books, podcasts e vídeos mensalmente se, no momento de divulgá-los, algo dá errado.

Muitos empreendedores, na pressa de começar o próximo e-book ou guia sobre determinado assunto, não entendem que, antes disso, deveriam sugar o máximo possível de resultados dos artigos e textos que já estão prontos e formatados.

Se você trabalha com marketing de conteúdo, procure agir sempre de acordo com a seguinte regra:

O mesmo tempo gasto para produzir um conteúdo deve ser gasto também para divulgá-lo.

Regra fundamental do marketing de conteúdo nas redes sociais: saiba tudo sobre a sua persona!

Quando trabalhamos com marketing digital, não é difícil entender que as redes sociais são potentes armas e que não devem ser ignoradas pelos empreendedores. Principalmente no Brasil, um dos países que mais utilizam o Facebook, por exemplo.

Por outro lado, de nada adianta adotar o “social media” se você não fizer isso do jeito certo. Acredite: apenas publicar alguns posts todos os dias não é suficiente para gerar resultados reais. O seu primeiro passo é bem simples: é preciso saber com quem se está falando.

Por exemplo, se a sua persona está no Twitter falando sobre a Madonna, não vai adiantar fazer posts no Facebook falando sobre futebol. É tudo uma questão de manter a coerência e se alinhar com o que o cliente está esperando da sua marca.

É assim que uma empresa define em quais redes sociais precisa estar, quais assuntos devem abordar etc.

Não fale apenas sobre si mesmo

O que chamamos de conteúdo “umbigocêntrico” é entediante (e nada eficiente). Se você quer ser uma estrela das redes sociais, conseguindo mais likes e conquistando engajamento crescente, o primeiro passo é entender que as pessoas não estão nem aí para a sua marca. Na verdade, o que elas querem é ver os seus problemas resolvidos e como você faz isso.

Sendo assim, de pouco adianta compartilhar ofertas e promoções no Facebook, pois esse é o “jeito antigo” de se fazer marketing. Ele não funciona em plataformas voltadas para a relevância da informação.

Na contramão disso, as empresas que apostam em “conteúdos feitos para resolver problemas” costumam se dar bem. O segredo está em planejar seus textos e postagens. Entenda os interesses do cliente — de novo caímos na questão do conhecimento da persona.

Dicas para criar conteúdos memoráveis

A primeira dica para melhorar seu marketing de conteúdo nas redes sociais é: aposte em formatos diferentes para cada rede social: Facebook, Twitter, Linkedin etc. Depois de compreender as plataformas, é importante notar suas características e a forma com que cada uma funciona.

Após isso, é preciso entender que o alcance orgânico do Facebook está cada vez pior. Sendo assim, é preciso impulsionar todas as postagens que tenham valor para o seu público-alvo. Dessa forma, suas postagens alcançarão mais visualizações, engajamento e resultados de forma geral.

Por último, a nossa sugestão é a de que você crie um blog. Também use as redes sociais como catapultas para promover seus melhores conteúdos.

Tem um e-commerce de suplementos? Então seu blog pode falar sobre hipertrofia.

Tem um e-commerce de moda fitness? Então seu blog pode falar sobre tendências da moda. Também pode abordar exercícios físicos para fazer em casa, moda fitness para o inverno etc.

E assim por diante.

No momento de compartilhar os seus textos, não se esqueça de escolher uma ótima imagem e caprichar no português da descrição. Todos esses são pequenos passos para aumentar (e muito) suas conversões e gerar resultados!

Próximos passos

Agora que você entendeu mais sobre marketing de conteúdo nas redes sociais, já está pronto para mudar suas estratégias e começar a extrair mais resultados dos seus posts e tweets!

Encerramos aqui nossa super série sobre seus primeiros passos no marketing de conteúdo. Esperamos que nossos textos sejam responsáveis para o entendimento da grande importância dos novos moldes de se fazer marketing! Para o que precisar, sinta-se à vontade para contatar nossa equipe através do formulário de contato do site.



Autor

bowe

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