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O que é automação de marketing e por que ela facilita sua vida?

Afinal, o que é automação de marketing? Essa é a pergunta feita por muitos empreendedores. Muitos deles, quando estão à procura de uma solução para otimizar processos e rotinas do seu negócio, acabam deparando-se com essa solução em buscas pela internet.

Bem, a primeira coisa a ser dita é que a automação de marketing é uma necessidade clara do marketing digital. Com a intensificação dos negócios online, as estratégias empreendedoras estão cada vez mais focadas em produzir (e distribuir) conteúdos…

A grande questão nisso tudo é que, enquanto muitas equipes de marketing contam com apenas uma, duas ou no máximo três pessoas, existe “um caminhão” de tarefas a serem executadas.

É preciso produzir conteúdos, otimizá-los para o blog, distribui-los pelas redes sociais, criar posts em Facebook, Instagram e Twitter, planejar roteiros de vídeos no Youtube, segmentar campanhas de email marketing…. Ufa!

Com todas essas tarefas pré-estabelecidas, podemos concluir que seria humanamente impossível resolver tudo manualmente, uma coisa por vez. E é aqui que começamos a descobrir o que é e qual a importância da automação de marketing!

O que é automação de marketing?

Para começar, é preciso entender que a automação de marketing geralmente é feita através de um software. Ou seja, é preciso ter um programa que concentra diversas plataformas em um lugar só.

Dessa “central”, é possível gerenciar todas as suas campanhas de marketing digital. Estas podem ser referentes ao blog, e-mail marketing, social media ou qualquer outro canal.

Mas não é só isso. Além de facilitar os processos para o seu time de marketing, uma automação bem feita também nos ajuda a entender melhor o comportamento dos leads no funil de vendas.

Quer um exemplo prático do que é um software de automação de marketing? Dê uma olhada no site do RD Station.

Os 3 grandes benefícios da automação de marketing

Para deixar tudo ainda mais claro, vamos agora dar 3 exemplos práticos do que um bom software de automação de marketing pode fazer por um negócio com estratégias digitais:

Aumentando a eficiência do funil

Sabendo o que é automação de marketing e utilizando-a da forma correta, a plataforma entrega, automaticamente, informações sobre cada usuário e indica quais conteúdos são mais interessantes para cada um deles.

É importante entender que cada lead está em um estágio diferente do seu funil de vendas. Por exemplo, não se pode oferecer um suplemento alimentar para quem ainda nem entrou na academia.

Também é importante saber o que cada cliente quer e quando ele quer. Descobrir o “momento de compra” do seu cliente não é suficiente. Você precisa saber o que ele deseja comprar.

Aumento do ticket de compras

A automação de marketing também prepara e educa seus leads para a venda. Ao final do processo, ele já sabe tanto sobre o produto que está sendo oferecido que se sente seguro a ponto de gastar mais com aquilo.

Quando não se sabe o que cada suplemento alimentar faz e para que cada um serve, é provável que o cliente limite-se a comprar somente o básico, seja por medo ou desinformação.

Diminuição no custo de cada cliente

Obviamente, o Custo por Aquisição de Clientes (CPA) é uma métrica que as empresas estão sempre tentando baixar. A automação de marketing também colabora nesse sentido.

Ao entender exatamente os comportamentos dos seus leads, os vendedores recebem contatos mais preparados, o ciclo de vendas fica menor e o relacionamento, de modo geral, é mais efetivo, favorecendo suas conversões e diminuindo custos.

Dito isso, podemos concluir que a automação de marketing é bastante desejável (se não fundamental) para todos os times de marketing que sentem necessidade de sair do “operacional” e passar a enxergar os negócios de forma mais estratégica e dinâmica.

Próximos passos

Na semana que vem, dando continuidade a nossa super sequência de posts sobre marketing de conteúdo, falaremos sobre redes sociais. Afinal de contas, de nada vale produzir conteúdos espetaculares se eles não forem muito bem distribuídos por aí, certo?

Aguarde o próximo texto e vamos continuar aprendendo!



Autor

bowe

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