geração de demanda

O que é o CPM (Custo Permissível de Marketing) e como ele te ajuda a definir um budget de marketing.

Chega o fim de outubro e a maioria das grandes organizações está fechando o orçamento para o ano que vem. Departamentos e áreas estão lutando por grandes blocos de dinheiro disponível para custear suas operações no próximo ano.

Em marketing, muitas vezes os gestores brigam por grandes quantidades de dinheiro para investimento em campanhas sem necessariamente perceber o quanto realmente seria plausível gastar com a aquisição de cada cliente. Essa visão micro, chamada de “Custo Permissível por Pedido” – CPP (ACPO, em inglês), determina o orçamento de marketing através da multiplicação do CPP pelo número de clientes que se deseja adquirir ou fazer upselling (afinal, gasta-se também com esse tipo de venda).

Vamos enxergar isso de forma simplificada: você tem um produto que quer vender. Você sabe quanto quer cobrar por ele. Você também sabe o quanto pretende vender em um determinado período para cada cliente. Você também sabe o quanto custa produzir ou oferecer seu produto e quanto você vai gastar em distribuição e comissões para fazê-lo chegar às mãos de seu potencial cliente. Finalmente, e o mais importante, você também sabe quanto lucro como percentual da receita você pretende ter.

O que sobra disso é justamente o ACPO: a quantidade micro de capital que você pode se permitir gastar com marketing do seu produto para obter o lucro desejado. Veja abaixo:

E o trabalho do marketing é gastar a menor quantia para conseguir a maior quantidade de vendas possível. Se cada venda sua custar menos do que o Custo por Pedido ou ACPO, você terá grandes chances de ter um orçamento aprovado e que vai nitidamente te trazer grandes resultados.

Trabalhar com marketing é maravilhoso, mas os números precisam estar a seu favor.

Quer saber mais sobre métricas no marketing tradicional? Curta o post! Compartilhe! Em breve mais conteúdo por aqui.

Um comentário em: O que é o CPM (Custo Permissível de Marketing) e como ele te ajuda a definir um budget de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *