No marketing, muitas vezes os gestores brigam por grandes quantidades de dinheiro para investimento em campanhas. Porém, sem necessariamente perceber o quanto realmente seria plausível gastar com a aquisição de cada cliente.
Essa visão micro, chamada de “Custo Permissível por Pedido”, o CPP (ACPO, em inglês), determina o orçamento de marketing através da multiplicação do CPP pelo número de clientes que se deseja adquirir ou fazer upselling (afinal, gasta-se também com esse tipo de venda).
Vamos enxergar isso de forma simplificada: você tem um produto que quer vender. Você sabe quanto quer cobrar por ele. Você também sabe o quanto pretende vender em um determinado período para cada cliente. Você também sabe o quanto custa produzir ou oferecer seu produto e quanto você vai gastar em distribuição e comissões para fazê-lo chegar às mãos de seu potencial cliente. Finalmente, e o mais importante, você também sabe quanto lucro como percentual da receita você pretende ter.
O que sobra disso é justamente o ACPO: a quantidade micro de capital que você pode se permitir gastar com marketing do seu produto para obter o lucro desejado.
E o trabalho do marketing é gastar a menor quantia para conseguir a maior quantidade de vendas possível. Se cada venda sua custar menos do que o CPP ou ACPO, você terá grandes chances de ter um orçamento aprovado. Este vai nitidamente te trazer grandes resultados.
Trabalhar com marketing é maravilhoso, mas os números precisam estar a seu favor.
Quer saber mais sobre o marketing tradicional? Leia o artigo “Marketing Tradicional não funciona. Duvida?“
Um comentário em: O que é o CPP no Marketing e como ele te ajuda a definir um budget de marketing
Show.
TI e Marketing se uniram há alguns anos. Não fique para trás.
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