Blog Bowe Blog Bowe
Marketing e Vendas, Universo B2B

LinkedIn para Negócios. Funciona?

Com certeza você já se fez essa pergunta em algum momento. As vezes, por mero desconhecimento das possibilidades da rede, você já chegou a duvidar se realmente compensaria criar uma página no LinkedIn.

Porém, se você chegou até aqui é porque tem dúvidas legítimas sobre esta rede social. Aqui, você vai entender facilmente como pode usar o LinkedIn para Negócios.

Mas, afinal, o que é o Linkedin?

Esta é uma rede social de relacionamento profissional e de negócios. Conta, atualmente, com aproximadamente 433 milhões de usuários no mundo todo e cerca de 25 milhões de usuários só no Brasil. Isso é cerca de 10% de toda a população.

Além disso, o LinkedIn é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. São quase 2 novos usuários criados por segundo.

Ok, você deve estar pensando: mas por que tanta gente se cadastra na rede?

Além dos benefícios naturais, como encontrar e divulgar vagas de emprego, o LinkedIn funciona também como uma rede de networking e compartilhamento de conteúdo profissional. Imagine em um só lugar poder divulgar seu currículo, habilidades e portfólio e ainda se conectar com pessoas relevantes de seu mercado? E ainda ficar atualizado sobre tudo que acontece na sua área de atuação? Agora ficou fácil de entender, não é?

LinkedIn também funciona para empresas?

Com certeza! A facilidade e o benefício de uso do Linkedin para profissionais acaba fazendo com que a rede se torne imprescindível para negócios. Imagine milhões de profissionais, de vários setores, com informações detalhadas de competências, cargo, indústria de atuação e dados demográficos juntos em apenas uma rede social?

Mas, vale destacar um ponto: o LinkedIn funciona bem melhor para empresas que vendem para outras empresas (Business to Business – B2B). Isso porque quem usa o LinkedIn o faz de forma profissional. A pessoa acaba representando a empresa em que trabalha e/ou o negócio em que atua.

Negócios B2C, como por exemplo um e-commerce de vestuário, acabam não sendo tão aderentes à rede. Este é um negócio que precisa de alto volume de usuários/clientes. Já as empresas B2B tendem a focar em segmentações mais eficientes.

Veja abaixo os cinco maiores benefícios de se usar o Linkedin Para Negócios:

Divulgação profissional do negócio

O primeiro benefício direto do uso do Linkedin para negócios é a criação de uma Company Page. A página da sua empresa é o cartão de visitas moderno na rede social. Nela, é possível colocar as informações essenciais da sua empresa como site, descrição de atividades, número de funcionários e divulgação de vagas. Só que ele vai além: você pode ainda divulgar uma série de conteúdo que considera relevante para seus clientes e prospects.

Além disso, seus funcionários podem conectar a página da empresa em seus próprios perfis. Assim, ainda mais pessoas encontram o seu negócio na internet.

Networking e rede de influenciadores

Os grupos do LinkedIn são uma das ferramentas mais fortes para criar discussões relevantes na área de atuação de sua empresa. Além disso, a rede social possui uma série de Influenciadores, oficialmente reconhecidos pelo site, que divulgam conteúdo de forma frequente sobre diversos setores.

Compartilhamento de conteúdo

Como já foi abordado, com a Company Page e a utilização dos grupos, a sua empresa pode divulgar conteúdo dos mais diversos tipos, como e-books, infográficos, whitepapers, vídeos, dentre outros. O objetivo é que o mercado reconheça sua empresa como formadora de opinião sobre determinado assunto. Assim, você conquista mais clientes através da força do Inbound Marketing.

Criação de autoridade

A partir do momento que a sua empresa passa a divulgar conteúdo e materiais com informações relevantes sobre o seu setor, o mercado passa a reconhecer a ela e aos seus profissionais como autoridades em determinado assunto.

Por exemplo, sua empresa possui um software para gerenciamento de linhas de produção. Nesse caso, sua empresa (e seus funcionários também) poderiam postar bastante conteúdo relacionado à engenharia da produção e à eficiência operacional. Mesmo que de forma local e tímida, o seu negócio pode virar autoridade no assunto.

Linkedin Para Negócios: segmentação eficaz

Uma das melhores vantagens do LinkedIn para Negócios é sua segmentação. Com possibilidades assertivas, a rede permite segmentação a partir dos seguintes pontos:

  1. Localidade (campo obrigatório): a localidade geográfica se baseia na localidade especificada pelo usuário ou pela localidade do endereço IP dos públicos relevantes em uma região geográfica específica;
  2. Nome da empresa: empregador atual listado no perfil do usuário (parcialmente deduzido);
  3. Setor da empresa: setor da empresa em que o usuário trabalha;
  4. Tamanho da empresa: tamanho conforme listado na Company Page do empregador atual do usuário;
  5. Cargo: padronizado a partir do cargo informado pelo usuário;
  6. Função: deduzida pelo cargo informado pelo usuário;
  7. Nível de experiência: deduzido pelo cargo informado pelo usuário;
  8. Competências: informadas pelo usuário na seção Competências e recomendações do perfil, mencionadas no texto do perfil ou deduzidas pela lista de competências;
  9. Instituições de ensino: instituições informadas pelo usuário (parcialmente deduzidas);
  10. Formações: padronizadas pelas formações informadas pelo usuário;
  11. Áreas de estudo: padronizadas pelas formações informadas pelo usuário;
  12. Grupos: grupos específicos do LinkedIn de que o usuário do seu público-alvo participou;
  13. Gênero: deduzido em inglês pelo nome do usuário;
  14. Idade: deduzida pelo ano da última formação do usuário;

Tendo como base as informações acima, a sua empresa pode direcionar campanhas de comunicação de forma muito mais eficiente e economizar verba publicitária.

De forma geral, o LinkedIn é uma excelente plataforma para negócios B2B dos mais diversos tipos. Tradicionalmente, negócios ligados à área de tecnologia costumam se dar bem mais rápido. Mas há espaço para todas as indústrias na rede social!

Gostou do artigo? Conheça nosso manual de boas práticas sobre estratégias para LinkedIn aqui



Autor

bowe

Um comentário em: LinkedIn para Negócios. Funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *