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Transformação digital e mercado SaaS: maiores desafios

Você que gosta de ler sobre tecnologia e tendências de mercado, com certeza, já viu bastante conteúdo sobre transformação digital, ou até mesmo já implementou algumas estratégias de TD na sua empresa, não é? E se ainda não, bom… espero que seus concorrentes não tomem muita distancia. Depois pode ser difícil alcançar.

Um dos agentes que são válvulas importantes dessa transformação, é o mercado SaaS, que entrega suas soluções com core digital, na maioria das vezes focados nas necessidades da maior parte de seus usuários e ajudaram a viabilizar o acesso a produtos digitais cobrando mensalidades e evitando altos custos com desenvolvimentos personalizados e implantações.

Para se ter ideia do potencial de crescimento, só no Brasil, estima-se que as tecnologias de transformação digital devem movimentar mais de R$250 bilhões até 2021. Os números são da BRASSCOM.

Junto a isso, os dados mais recentes do IBGE mostram que o número de brasileiros conectados à internet saltou de 116 milhões de pessoas, em 2016, para mais de 126 milhões de usuários no país, em 2017. A média de crescimento por ano é de 10 milhões de pessoas.

É muita gente, né não?!

Apesar do cenário animador, muitas empresas ainda não conseguem vivenciar a transformação digital na prática. Mas por quê?

Afinal, quais desafios podem atrapalhar os planos de desenvolvimento de uma empresa SaaS em plena era de Transformação Digital?

Neste artigo, vamos falar sobre:

  • Como a Transformação Digital pode ajudar o seu SaaS a inovar;
  • Como o mercado SaaS é um motor que acelera a Transformação Digital (e pode ser ainda mais).
  • Os desafios mais comuns dos SaaS na Transformação Digital.

Bora?!

🙂

A Transformação Digital abre caminhos para a inovação da sua empresa

Eu costumo dizer que depois da chegada dos nativos digitais ou da geração Z, como os nascidos a partir de 94 também são conhecidos, a comunicação nunca mais foi a mesma.

Essas pessoas nasceram interagindo com dispositivos digitais e hoje tendem a ser o público que mais cobra mudanças das empresas. Diante desse contexto, muitos negócios se viram “forçados” a entregar mais possibilidades para seus clientes.

Para isso, eles dedicam tempo e esforço a fim de otimizar processos internos para melhorar a experiência dos consumidores. Além disso, com a evolução da internet, essas mudanças se tornaram muito mais rápidas, pois a tecnologia está em constante avanço.

Você pode estar se perguntando: Mas como a transformação digital pode ajudar minha empresa a inovar na prática?

Simples! Como a velocidade das informações está mais acelerada e os consumidores estão mais exigentes, o seu negócio agora tem o desafio de acompanhar esse movimento.

Isso faz com que você esteja sempre em busca de atualização, melhorando sua forma de operação e reavaliando a interação de suas funções.

No mundo SaaS, a transformação digital tem um peso muito mais forte porque esse tipo de negócio tem a tecnologia como ponto central do seu funcionamento.

Principais benefícios do SaaS para a evolução da Transformação Digital

Eliminação de altos investimentos

Como no SaaS não há a necessidade de comprar licença, instalar e atualizar o software, a empresa não precisa se preocupar com um custo inicial muito alto. Isso reflete diretamente nas despesas operacionais do negócio, que pode encerrar a parceria com o serviço a qualquer momento.

Uso escalável dos recursos e customização de acordo com o usuário

Serviços baseados na nuvem, como o mercado SaaS, proporcionam alta escalabilidade aos seus clientes, já que os usuários acessam os serviços conforme sua demanda. No dia a dia, essa vantagem permite à empresa criar soluções de software de acordo com seu crescimento.

Desenvolvimento para todos os tipos de negócios

Mesmo as menores organizações podem se tornar players do mercado SaaS. Como a entrega do serviço exige basicamente conexão com a internet, todos os dados podem ser consultados por meio de qualquer dispositivo (tablets, computadores e smartphones).

Isso democratiza o acesso às informações, oferecendo oportunidades de crescimento para pequenas, médias e grandes empresas.

Quais os maiores desafios do SaaS na Transformação Digital?

Embora esse modelo de negócio proporcione muitas facilidades, é necessário uma interação bem alinhada entre os times de gestão, marketing e TI para evitar problemas na execução do projeto.

Lembre-se de que fazer parte da transformação digital não é só contratar softwares ou automatizar um ou outro processo. É fundamental que a empresa entre de cabeça nesse meio, afinal essa mudança vai afetar todos os setores da organização.

Quando esse trabalho não é planejado da maneira correta, os gestores tendem a enfrentar dificuldades que podem pôr tudo a perder, o que nos leva ao nosso primeiro grande desafio:

1) Comprovar a existência de um real custo-benefício

Ao disponibilizar um software que vai ser acessado por milhares de pessoas todos os dias, é dever da empresa saber mostrar para o consumidor final o valor do seu produto.

E, com valor, me refiro não apenas ao quanto aquela ferramenta vai custar, mas às vantagens dela em relação à concorrência.

  • Quais são os diferenciais do serviço?
  • Como ela resolve os problemas do seu cliente?
  • Ela atende realmente às suas necessidades?

A resposta pode estar no tempo de atendimento, na reputação da marca no mercado, no relacionamento que é construído com o público, etc.

2) Proteger os dados dos clientes na nuvem

A segurança das informações armazenadas é um dos maiores problemas enfrentados pelo mercado SaaS. É preciso convencer o cliente de que seus dados vão estar seguros na nuvem.

Por isso, vale aumentar os investimentos nessa área e realizar atualizações de software constantes a fim de evitar ataques e perdas de dados sigilosos.

3) Aumentar o Lifetime Value

Como você já deve saber, é muito mais caro adquirir um cliente do que reter e fidelizar um usuário na sua base de Leads.

Por isso, é indispensável fazer o consumidor continuar usufruindo seu serviço por um tempo médio que gere lucro para o negócio. Dessa forma, o investimento inicial retorna para os cofres da empresa, abrindo possibilidades para novos investimentos.

Quando os clientes começam a cancelar a assinatura do SaaS pouco tempo depois de assinarem, é hora de acender o sinal de alerta.

  • Por que esse problema está acontecendo?
  • Quais ferramentas podem ajudar a solucionar essa situação?
  • É possível encantar esse mesmo cliente mais uma vez?

4) Diminuir o custo de venda

Além de se preocupar com os custos de desenvolvimento do software, a empresa também tem de pensar na divulgação desse serviço. Entram no jogo as equipes de Marketing e Publicidade para trabalharem a todo vapor nessa missão.

Para reduzir os custos no processo de venda, é possível aproveitar as próprias ferramentas do SaaS para turbinar essa comunicação. Dá para utilizar:

  • Ferramentas de automação para captar e nutrir leads;
  • O CRM, que vai otimizar a relação com Leads e clientes.

5) Garantir a satisfação do consumidor

Vamos ao checklist:

✓ O software é completamente funcional;

✓ O SaaS oferece ferramentas intuitivas;

✓ A empresa se preocupa com a experiência dos seus clientes.

Tudo bem, mas ainda falta um detalhe:

A empresa também dispõe de um atendimento que não só escuta os problemas dos usuários, mas que os resolve rapidamente?

Cuidado, pois é justamente nesse ponto que muitas organizações do mercado SaaS costumam tropeçar. Isso porque os consumidores estão buscando empresas não apenas preparadas para tirar suas dúvidas, mas prontas para eliminar suas dificuldades.

Para evitar prejuízos, é necessário treinar as equipes, direcionando demandas de acordo com seu grau de complexidade. Uma experiência positiva pode render a você uma relação de respeito e confiança.

6) Aumentar o ticket médio

Um dos desafios mais recorrentes no mercado SaaS é saber como aumentar o valor do ticket médio. É comum vermos empresários se perguntando:

Se não houve investimentos ou upgrades significativos, como fazer o cliente pagar mais, entrar com mais dinheiro no negócio?

Jogar a culpa nos impostos ou nos custos fixos da empresa não costuma convencer os consumidores. Então qual o segredo? Uma das soluções está na educação dos clientes. O objetivo é fazê-los perceber que eles podem contar com mais recursos, contratando um plano com mais vantagens.

Outra medida é oferecer um modelo de aquisição com testes da versão Premium do software por tempo limitado para atrair a atenção e despertar a necessidade.

7) Reduzir a taxa de churn

Umas das métricas mais importantes na hora de avaliar o sucesso do SaaS não poderia ficar de fora da lista. O Churn (ou rejeição, em Inglês) afeta diretamente o crescimento da empresa a médio e longo prazo.

Quanto maior a taxa de churn, maior é a dificuldade de gerar lucro. É preciso investigar o motivo de os clientes saírem tão rápido assim do negócio.

Novamente, as atenções se voltam para questões como:

  • A solução que estou oferecendo resolve o problema do meu cliente?
  • A usabilidade do SaaS foi comprometida?
  • Estou entregando valor para os meus usuários?
  • Qual é a minha situação em relação aos meus concorrentes?
  • Quer dominar o mercado SaaS e gerar VENDAS?

Como você viu, a transformação digital no mercado SaaS não se resume apenas a aplicativos ou mídias sociais. A responsabilidade também não está apenas nas mãos do time de TI.

É necessário integração, aperfeiçoamento e otimização dos processos com foco em um crescimento saudável e contínuo.

Se quiser entender como seria a aplicação de TD especificamente no seu negócio, me chama aqui. 🙂

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