Blog Bowe Blog Bowe
novos-empreendedores
Bowe Way, Universo B2B

10 erros que novos empreendedores costumam cometer

Todo mundo está sujeito a errar na jornada de abertura de uma empresa, ainda mais se for a primeira. Ao mesmo tempo, pode poupar tempo e dinheiro já evitando algumas falhas mais básicas.

Conhecer seu mercado de atuação, saber com detalhes como será seu produto ou serviço, fazer um plano de negócios já ajuda a evitar deslizes comuns entre novos empreendedores.

Pensando nisso, listamos 10 erros e como corrigi-los ao elaborar um plano de negócios:

1. Não pesquisar seu mercado o suficiente.

Saber mais sobre onde você vai atuar parece óbvio, mas é um erro que muitos novos empreendedores cometem: eles enxergam uma oportunidade e abrem a empresa sem ver antes se já há concorrentes ou consumidores, por exemplo. Fazer o estudo correto pode ajudá-lo a validar sua ideia e seu modelo de negócios antes mesmo que você vá ao mercado.

2. Fixar-se numa só ideia

A gente sabe que é bom gostar do seu negócio, mas você precisa estar lúcido o suficiente para saber criticá-lo, quando preciso. A partir do momento que você se apega emocionalmente a uma ideia, você perde a objetividade. Novos empreendedores que se apaixonam por uma ideia tendem a ouvir apenas feedbacks positivos. Isso é perigoso, já que vai apenas fortalecer suas opiniões e que podem não dar certo em uma nova realidade.

3. Achar que vai ficar rico da noite para o dia

Um dos maiores erros dos novos empreendedores é não imaginar que suas ideias podem demorar meses ou anos para renderem aquilo que foi gasto, mais ainda para gerar lucro. É uma grande falha não perceber a importância do fluxo de caixa, muito além do lucro. Você precisa manter uma reserva de 10 a 13 semanas de capital de giro para sobreviver.

4. Não pensar no descanso

É comum que novos empreendedores sintam que devam trabalhar até morrer. Porém, uma venda bem-sucedida de startup costuma levar de sete a dez anos. Afinal, se você não tirar um tempo para cuidar de você mesmo, ninguém irá.

5. Projetos pela metade

Mesmo que seja bom não trabalhar de forma absurda, também não dá para tocar uma ideia de negócio como se fosse apenas um projetinho paralelo. Começar um empreendimento de forma paralela pode ser prejudicial. Para transformar sua ideia em algo que possa atrair investimento, você deverá tomar a decisão de trabalhar integralmente alguma hora.

6. Achar que atuar como sempre atuou é suficiente

Um erro muito cometido por novos empreendedores é achar que as soluções corporativas funcionam no mundo das startups. Você está em uma luta pela sobrevivência e não apenas fazendo seu papel em uma decisão de comitê administrativo.

7. Esperar o produto ficar perfeito e então lançar

Assim que possível, entregue seu produto ou serviço na mão de potenciais consumidores. Isso gera um potencial retorno financeiro e também feedback. Quanto mais cedo você testar seu produto, mais cedo ele ficará melhor.

8. Comprometer muito dinheiro no começo do negócio

Quando um empreendedor vê um primeiro sinal de sucesso em sua empresa, a tendência é começar a assumir compromissos, já projetando que os tempos de fartura continuarão para sempre. Não quer dizer que você deve ser pessimista, seja um duro realista. Continue a atuar como se você fosse quebrar amanhã e administre seu dinheiro segundo esse pensamento.

9. Não colocar a casa em ordem

Em toda empresa é preciso organizar as diversas áreas do negócio, o que inclui manter documentação e contabilidade em dia. Se seu objetivo é vender a empresa ou conseguir um investimento, é melhor deixar tudo arrumado agora do que ter de fazer isso às pressas depois.

10. Ficar lendo muito e executando pouco

Ler é ótimo e é importante que novos empreendedores compreendam insights que foram aprendidos após muito esforço pela comunidade de negócios e tecnologia. Fazer nenhuma leitura é tão ruim quanto ler demais. Porém, entenda que seu sucesso ou fracasso no mundo do empreendedorismo terá menos a ver com seu conhecimento teórico de negócios e mais com quão bem você resolve os problemas para um grupo específico de pessoas.

Aprender com esses erros no início é mais um passo na direção do sucesso. Vá em frente, seja ousado e não tenha medo, os resultados virão.

Quer saber como Martech pode te ajudar nessa empreitada? Fale conosco aqui.



Autor

bowe

Um comentário em: 10 erros que novos empreendedores costumam cometer

  1. 11. Não saber precificar seu produto!!

    Muitos empresários quebram seus negócios por errar na precificação de seu produto ou serviço, que geralmente está ligada à uma falta de gestão de custos fixos e variáveis da empresa, não saber montar o ponto de equilíbrio do negócio e não saber exatamente o que incide na venda pode comprometer a operação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *