Blog Bowe Blog Bowe
Growth

Como os dashboards são aliados na melhoria dos seus resultados

As transformações digitais têm, cada vez mais, permitido o acesso a uma infinidade de dados. Diante disso, o grande desafio está em conseguir organizá-los e filtrá-los para focar nas informações que são realmente importantes. E é nesse momento que entram os dashboards.

O monitoramento e análise de dados são essenciais para tomadas de decisão eficazes. Afinal, apenas ter acesso aos dados e não transformá-los em inteligência comercial não é vantajoso.

Para fazer essa transformação, é importante contar com o apoio de plataformas que reúnem essas informações e apresentam todas elas aos analistas de forma fácil. Essa é a principal função dos dashboards. 

Mesmo no auge das transformações digitais, ainda é comum encontrarmos empresas que não utilizam de dashboard para mapear e organizar seus dados. Trabalhar com dados é essencial para o mercado de marketing e vendas, já que é a partir deles que as campanhas são otimizadas e mais leads são convertidos.

É necessário entender e conviver com os dados. Saber como acessá-los e o que fazer com essas informações é a perfeita união entre o presente e o futuro da sua empresa.

Por que usar um dashboard?

O uso dos dashboards na sua empresa traz diversos benefícios para o seu negócio. Desde uma tomada de decisão mais assertiva até uma visão estratégica mais ampla. Vamos conhecer algumas delas:

Dados não mentem

Dashboards permitem que você crie um plano de ação e ajuste-o de acordo com o resultado. Por melhor que um planejamento estratégico seja, muitas vezes é necessário fazer adaptações. 

Além disso, o processo de tomada de decisão é facilitado quando se utiliza de dashboards, já que os painéis reúnem informações e possuem uma fácil visualização. Assim, é possível ter uma visão ampla da sua empresa na tela do seu computador.

Dados otimizam recursos

O tempo dos líderes são muito otimizados quando a empresa usa de dashboards para tomada de decisão, já que todas as informações estão ali. Outra coisa é que os painéis evitam os trabalhos manuais de organização de dados. Assim, o resultado é uma maior produtividade e eficiência do time como um todo. 

Dados promovem transparência 

Uma grande vantagem do uso de dashboards é a melhora da comunicação interna do time. A partir do painel, todos podem acompanhar as metas, o que promove também ideias para a melhoria de resultados.

Ao disponibilizar dados relevantes em um só lugar, não há informações perdidas, o que permite uma boa comunicação.

Foi pensando nisso que a Bowe desenvolveu um dashboard integrado e hoje queremos apresentar a história dele para você. Bora conhecer?

WeDash: o dashboard da Bowe

Como uma boa empresa de martech, a tecnologia está presente no nosso dia a dia. Utilizamos de diversas plataformas para nos comunicarmos, para reunir informações e compartilhar conhecimentos.

Quando o assunto são os dados, não poderia ser diferente. Sempre trabalhamos com diversos dashboards para os nossos clientes. Esses painéis possibilitam o monitoramento dos resultados das empresas que atendemos, distribuídos em indicadores.

Nesse processo, percebemos que padronizar os dashboards auxiliaria a nossa produção e acompanhamento. Ao personalizar com os painéis utilizados por cada um dos nossos clientes, percebemos que tínhamos um produto em mãos.

Foi pensando em problemas como preparar relatórios e direcionar investimentos da forma correta que a Bowe desenvolveu esse dashboard. 

O passo seguinte foi criar a interface do dashboard da Bowe. Nesse momento, o time de produtos foi essencial, criando toda a parte visual.

Quando essa etapa foi finalizada e o produto estava realmente pronto, mais uma ideia apareceu: envolver quem quisesse participar da criação do primeiro produto da Bowe.

Hackathon da Bowe

Surgiu, então, o primeiro Hackathon da Bowe. Nele, três grupos participaram propondo nome, plano de lançamento e plano de mídia para a divulgação do produto.

Um desses grupos foi o Lost, composto por quatro novatos com menos de 10 dias de Bowe e dois veteranos, que ajudaram muito a levar a cultura da empresa para o projeto. Da mente desses seis surgiu o nome WeDash, a logomarca e todos os planos. 

Esse dash tem dados integrados do desempenho de marketing e vendas dos canais digitais em um só lugar. As informações provenientes de vários softwares, são mapeadas, reunidas e melhor visualizadas. 

O  WeDash reúne os principais indicadores de inbound marketing, CRM, ferramentas de automação e analytics, como RD Station, Marketo, Pipedrive, Google e as redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn. Por essa característica de reunir dados, o dashboard da Bowe leva o nome de WeDash. 

Apesar de ter vencido o Hackathon, não é só o plano do grupo Lost que será levado em conta. Todas as apresentações estão sendo reavaliadas para que as ótimas ideias sejam bem aproveitadas no processo de lançamento do WeDash.

Logo depois do Hackathon, já com nome e planos em mãos, foram realizadas pesquisas e discoverys sobre o produto, principalmente com as personas que utilizarão o WeDash. 

A partir de algumas pesquisas com usuários targets, o dashboard da Bowe está agora no processo de finalização para ser implementado. Inicialmente, o cliente piloto utilizará 15 dashs enquanto é acompanhado pela Bowe para recebermos os feedbacks e fazer ajustes.

A ideia é otimizar o WeDash de acordo com os retornos recebidos das personas que farão uso do produto.

Uma dessas otimizações já começou a ser feita. No processo de pesquisas, foi apontado para nós como cada dado é importante para diferentes personas.

Por exemplo, há dados que são muito relevantes para um analista de marketing construir a estratégia, mas que não interessam para o seu cliente. Assim, algumas atualizações já foram feitas para facilitar o acesso a esses dados.

Facilidade. A ideia no WeDash é que o acesso seja fácil, a visualização dos dados seja simples e que a tecnologia otimize todo o trabalho. Depois de integrar todos os dados, a facilidade de acesso é muito importante. 

Diferente daqueles dashboards que usávamos por aqui, no WeDash encontramos todos os dados necessários em um só lugar. Um dash feito por nós para que sua equipe de marketing e vendas possa visualizar todas as informações de forma rápida e fácil. 

Quer saber mais sobre o WeDash? Fale com um especialista!



Autor

Naiara Ashaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *