Blog Bowe Blog Bowe
Universo B2B

Como aumentar a eficiência da sua equipe com a metodologia ágil

A metodologia ágil surgiu como uma proposta que visa permitir entregas rápidas, com qualidade e bem alinhadas entre o time e as necessidades do cliente. A proposta é que essa estratégia possibilite adaptações durante o projeto para que o produto final seja o melhor possível.

Nessa forma de trabalho, as entregas tem como objetivo agregar valor. Para isso, a comunicação constante com o time é essencial, pois é através de uma interação dinâmica que as etapas de trabalho são divididas de maneira evidente para todos os envolvidos no projeto.

Essa estratégia surgiu a partir do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. Escrito por um grupo de 17 desenvolvedores em 2001, a ideia era aprimorar os conceitos da metodologia de trabalho ágil e transformá-las nesse manifesto.

Esses conceitos vão no sentido oposto do método em cascata, considerado o mais tradicional. Nele, as regras e etapas devem ser seguidas de forma rígida, mas sem chegar ao outro oposto, no qual não há definições. As vantagens da metodologia ágil surgem no equilíbrio entre os dois métodos.

Os princípios da metodologia ágil

O manifesto apresentou 4 valores básicos e 12 princípios que devem ser incluídos na rotina e respeitados pelos times.

Os valores são:

  1. Software em funcionamento mais do que documentação completa e abrangente;
  2. Indivíduos e interação entre eles mais do que processos e ferramentas;
  3. Colaboração com o cliente mais do que negociação;
  4. Responder a mudanças mais que seguir um plano inicial.

Cada parte que antecede o “mais do que” nessa lista representa uma prioridade maior do que a que vem depois.

Sobre os princípios, eles se apresentam como ideias por trás dos valores, devendo ser mantidos durante todo o processo de desenvolvimento até a entrega final. São eles:

  1. A maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor;
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas;
  3. Entregar software funcionando com frequência, preferencialmente em algumas semanas;
  4. Cooperação diária entre pessoas que entendem da empresa do cliente e desenvolvedores;
  5. Projetos surgem através de indivíduos motivados e de uma relação de confiança entre eles;
  6. A maneira mais eficaz e eficiente de transmitir informações é através de conversas com cada membro do time;
  7. Softwares funcionais são a principal medida de progresso do projeto;
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem conseguir manter etapas constantes;
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumentam a agilidade;
  10. Simplicidade é essencial;
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto-organizadas;
  12. Em intervalos regulares, o time reflete em como se tornar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo com o que foi apontado.

Importante ressaltar que, por mais que tenha sido desenvolvida pensando no processo de criação de softwares, a metodologia ágil serve para resolver problemas complexos de diferentes naturezas. Esses problemas e incertezas no decorrer da produção não se limitam apenas aos desenvolvedores. Áreas como Marketing, Customer Success, Suporte e várias outras também enfrentam essas batalhas.

Na Bowe, aplicamos esses princípios e valores em todas as áreas da empresa. Queremos explicar para você por que decidimos fazer isso e te mostrar como aplicar metodologia ágil por aí também. 

5 vantagens da metodologia ágil para sua empresa

Agora que você já conhece os princípios dessa estratégia, a pergunta que fica é: por que implementá-la na minha empresa. Entre as vantagens da metodologia ágil estão: 

Transformação digital

O mundo digital está em constante mudança. Metodologias rígidas e tradicionais não conseguem acompanhá-las. Por isso, ao usar a metodologia ágil, você acompanha essas transformações digitais e consegue, também, aplicar ferramentas de martech na sua empresa, mantendo-a em constante evolução.

Entrega contínua

Vivemos em um mundo extremamente dinâmico. Assim, uma metodologia rígida e tradicional não se encaixa mais na vida dos colaboradores. Além disso, como o trabalho é em equipe, pequenos atrasos podem causar efeitos negativos e outros prejuízos em todas as etapas do desenvolvimento.

A entrega contínua se apresenta como uma alternativa para o dinamismo que vivemos. O pouco tempo disponível exige o encurtamento dos ciclos de produção de todas as áreas, o que pode ser feito através dessa maneira de realizar as entregas.

Comunicação

Para que toda a equipe trabalhe de forma alinhada, com as demandas bem divididas e organizadas segundo as habilidades de cada um, é necessário ter um processo transparente e bem estruturado.

A metodologia ágil divide o projeto em várias fases, os sprints, estabelecendo uma visibilidade para todo o time do progresso de cada estágio. Assim, a equipe trabalha mais unida e informada, tendo um canal de comunicação eficaz.

Fluxo de trabalho cíclico

A estratégia de metodologia ágil visa entregas de alta qualidade. Para isso, o fluxo de trabalho é cíclico, passando por ajustes constantes a fim de entregar o produto da melhor forma possível.

Além disso, como o andamento de cada etapa é acompanhado por todo o time, a qualidade final da entrega é constantemente avaliada, diminuindo a possibilidade de erros ou falhas.

Participação ativa do cliente

Por meio de feedbacks, o cliente opina sobre as entregas, o que permite que a equipe compreenda a expectativa dele e que o produto final se aproxime de sua necessidade. 

Dia a dia da metodologia ágil na empresa

Aplicar essa estratégia na sua empresa também exige algumas mudanças de rotina. Isso porque os acompanhamentos e entregas contínuas necessitam de reuniões periódicas e novas ferramentas que facilitam o processo.

Mas, calma! Não é nada complicado e ainda tem efeitos positivos no dia a dia dos colaboradores.

Para que você entenda como aplicar a metodologia ágil  e como ela funciona na prática, vamos trazer aqui como aplicamos essa estratégia na rotina dos bowers.

Formato dos sprints. Fonte: RD Station.

Para que o produto final seja bem feito, tudo começa com um planejamento. Junto com o time, é desenhado tudo o que será necessário de cada membro para que a entrega seja realizada, com datas e tarefas bem definidas.

O time por inteiro é o mais indicado para planejar os prazos, já que são eles que conhecem seu processo de trabalho. As responsabilidades e metas precisam estar alinhadas com todos.

Após dividir as tarefas e definir os prazos, essas informações precisam estar em uma plataforma na qual todos têm acesso. Atualmente, a Bowe utiliza o Runrun.it, um software brasileiro de gestão de projetos, tarefas e fluxo de trabalho.

É a partir dele que acompanhamos o número de demandas e projetos. Esse fluxo contínuo de entregas está sempre visível em dois formatos: Kanban e Scrum.

Kanban e Scrum

O método Kanban existe a partir de um quadro dividido em colunas, que mostra todos os fluxos de produção do projeto. As entregas são todas listadas na coluna backlog. Por ordem de importância e definição de tempo, algumas são realocadas para o to do. Os status vão mudando conforme as tarefas estão sendo feitas (doing) ou são terminadas (done).

Já o scrum é caracterizado por ciclos ou estágios de desenvolvimento de projetos, os sprints. 

Uma característica marcante deste framework é que todos os dias acontecem pequenas reuniões de 15 minutos, conhecidas como daily meeting, carinhosamente chamadas de dailys. O objetivo delas é que todos saibam o que cada membro da equipe está fazendo. Assim, é possível fazer ajustes caso haja algum impedimento.

Perceba que todo o ciclo do modelo acontece para cada tarefa do projeto em um tempo menor no ágil.

Comparação entre o modelo tradicional e a metodologia ágil. Fonte: RD Station

Em sua maioria, os times da Bowe utilizam o método Scrum. Alguns adaptam a forma visual de organização utilizando o Kanban, mas sem abolir as dailys.

Outras formas de organização

Fomos inspirados na estrutura do Spotify para ir um pouco mais além. Quando a empresa já estava bem madura no método scrum, criou-se uma nova metodologia de organização orientada vertical e horizontalmente. Assim, a equipe foi dividida em Squads, Tribos, Chapters e Guilds. 

Como na Bowe aplicamos apenas os Squads e Chapters, nos atentaremos a explicar esses dois modelos:

Squads

Squads são times multidisciplinares. Aqui na Bowe, cada squad é responsável por um número definido de clientes. Para isso, cada um é composto por:

  • um gestor de projetos; 
  • uma (um) copywriter; 
  • uma (um) ux designer; 
  • uma (um) diretor de arte;
  • uma (um) developement. 

Além da organização, a ideia é que essas habilidades diversas trabalhem em conjunto para que os objetivos propostos ao time sejam alcançados e todos os clientes sejam atendidos com excelência.

Cada membro do squad faz parte de um chapter.

Chapters

Chapter é a reunião de um grupo de pessoas com as mesmas habilidades e funções próximas dentro da empresa. A proposta é que haja trocas visando desenvolvimento teórico e prático, melhorias funcionais e também compartilhamento de ideias sobre problemas enfrentados. 

Esses grupos se encontram semanalmente por cerca de uma hora. Apesar de ter um líder, que, normalmente, é a pessoa com mais conhecimento técnico sobre o assunto, a organização é horizontal, na qual as ideias são ouvidas e há a oportunidade de todos os membros conduzirem a reunião.

Saiba como funciona a metodologia ágil na Bowe

Não existe evolução sem uma eficiente gestão de fluxo de trabalho. Na Bowe, lidamos com as demandas de um mercado digital e em transformação com uma metodologia capaz de absorver com eficiência os processos cada vez mais exigentes de um mercado que coloca a agilidade, otimização e melhoria constantes como princípios.

Com certeza teremos muito a agregar trabalhando com o seu time. Saiba mais sobre a nossa metodologia em nosso ebook exclusivo clicando aqui.

 



Autor

bowe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *