Um guia completo de ABM:
o Account-Based Marketing como estratégia para escalar negócios B2B.
Inscreva-se na nossa newsletter e fique atualizado com conteúdos exclusivos sobre ABM
“Personalização no Marketing”
Quantas vezes você leu ou escutou essa frase nos últimos anos? E quantas vezes você e sua equipe realmente personalizaram cada etapa do processo de aquisição - ou mesmo de retenção - de clientes?
É comum que os novos conceitos de marketing se tornem bichos de sete cabeças por conta do abismo entre a teoria e a prática.
Lembra quando você ouviu falar sobre Inbound Marketing, talvez em 2009/2010? Não parecia surreal atrair clientes gerando valor intelectual, em vez de destacar os benefícios do seu serviço logo de cara?
Pois é. Estamos em 2024 e, para muitas empresas, ainda existe esse abismo no Inbound Marketing.
Nosso objetivo ao escrever este conteúdo para você, é justamente não deixar isso acontecer quando o assunto for Account-Based Marketing: queremos criar a ponte entre teoria e prática, da forma mais simples possível, para que sua empresa possa executar o MVP de um programa de ABM sem se perder no meio do caminho.
Vamos trazer nossa experiência prática em ABM, abordando o cenário atual, test&learn, cases e muita mão na massa.
Personalizar o processo de marketing e vendas B2B é uma necessidade urgente e não precisa ser esse bicho de sete cabeças. Você vem com a gente?
Sumário
- 01. Mas afinal, o que é ABM?
- 02. O que não é ABM?
- 03. Uma estratégia Customer-Centric
- 04. O ABM no Brasil e no mundo
- 05. Desafios do Account-Based Marketing
- 06. Por que adotar o ABM: benefícios do Account-Based Marketing
- 07. O ABM é para minha empresa?
- 08. Como funciona um programa de ABM
- 09. O que são Key Accounts
- 10. Tipos de ABM?
- 11. Os pilares do Account-Based Marketing
- 12. Como aplicar o ABM: Account-Based Marketing na prática
- 13. Métricas de ABM
- 14. Resumo
Mas afinal, o que é ABM?
Para Justin Gray, CMO da LeadMD, Account-Based Marketing é “simplesmente o marketing bem feito”.
Para nós, da BOWE, ABM é uma alternativa dentro das estratégias de marketing para operações complexas. Traduzindo:uma estratégia de marketing para vendas B2B de ciclo longo, aplicada a contas-nomeadas de forma altamente personalizada.
Não estamos mais falando com centenas de leads [EMPRESAS] de uma vez, estamos falando de 1:1 com stakeholders, representantes [PESSOAS] de empresas que não fogem nem uma vírgula do nosso ICP (Ideal Customer Profile).
E isso, claro, exige muita tecnologia - mas não nos impede de concordarmos com Gray.
Desde Kotler lá atrás, com a definição dos 4 Ps, marketing (na teoria) é baseado em entregar exatamente a transformação que seus prospects precisam para se tornarem clientes. Solucionar uma dor latente em suas vidas - ou, no caso do B2B, em suas empresas.
Os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) são o embrião da customização que tanto falamos hoje em dia, e o ABM é a entrega desse marketing altamente personalizado em vendas altamente complexas, através da tecnologia.
Fale com um de nossos especialistasO que não é ABM?
O Account-Based Marketing é uma combinação de ações executadas através de ativos de marketing que, em geral, são utilizados de forma descentralizada.
ABM x Inbound Marketing
Ou seja, o ABM não é APENAS Inbound Marketing, apesar do Inbound ser um ativo presente no ABM.
Enquanto o Inbound foca primariamente Volume - atingir o maior número de pessoas através de conteúdos de qualidade - no ABM, focamos menos no VOLUME e muito mais na QUALIDADE.
Por isso, a necessidade de personalização: gerar o conteúdo ideal que converse com as necessidades atuais de algum ou alguns prospect(s), dando início e continuidade ao relacionamento através da geração de valor intelectual.
Mas as diferenças não param aí. Na verdade, as principais distinções entre ABM e Inbound se dão no modelo de funil e no fluxo de trabalho.
No Inbound, o funil começa na atração, passa pelo interesse, depois pela nutrição da base qualificada e, só aí, se iniciam as tratativas comerciais.
Já no Account-Based Marketing, como diria Matt Heinz, Presidente da Heinz Marketing: “em vez de se pescar com rede, se pesca com arpão”.
Primeiro, são selecionadas as contas-chave que fazem sentido para a empresa, dentro do ICP. Depois, são identificados os contatos deste prospect, para então nutrir esses contatos e, finalmente, encaminhá-los para o comercial.
Agora, quando falamos de fluxo de trabalho, a diferença é tão simples quanto difícil de ser aplicada.
No Inbound, o fluxo mais comum é Marketing > Vendas.
No ABM, os dois setores devem trabalhar em conjunto.
Na verdade, não é exagero dizer que o ABM não existe sem o alinhamento entre marketing e vendas.
Material complementar:Integrar Marketing e Vendas é uma tarefa para ontem
Nenhuma ação deve ser totalmente unilateral. Cada touchpoint e os caminhos que levam até eles devem se conversar para criar uma jornada única para o prospect. O que também torna o ABM muito diferente do Outbound, na sua forma mais pura.
ABM x Outbound Marketing
O ABM não é APENAS outbound marketing, apesar de utilizar do outbound em conjunto com o inbound para gerar demanda de maneira holística.
Enquanto o Outbound busca oferecer produtos ou serviços a potenciais compradores - muitas vezes com os setores de marketing e vendas abordando pessoas completamente diferentes no processo, que nunca tiveram contato prévio com a empresa que está ofertando - o ABM utiliza canais de outbound para levar os prospects a touchpoints ou conteúdos de valor que mantém o relacionamento ativo.
Além disso, o Outbound costuma ser feito em formato de campanhas, com início, meio e fim. Já o Account-Based Marketing toma forma de programa, com relacionamentos a longo prazo e sem fim definido, tornando-o uma estratégia de marketing Customer-Centric.
Uma estratégia Customer-Centric
Esqueça a diferença entre ag ências/consultorias de marketing e empresas B2B: o ABM é igual para todos.
É sobre personalizar suas ações de marketing para solucionar uma dor do prospect ou cliente.
Depois de testar e aprender muito, entendemos que o ABM pode ser guiado 3 palavras-chave:
1. Personalização
2. Relacionamento
3. Paciência
Quando falamos de marketing ou vendas B2B, é comum a ideia de que estamos falando com empresas. Mas a personalização exige o entendimento de que estamos falando com pessoas. É o que há de mais puro dentro do conceito de “relacionamento”.
Ao criarmos ações personalizadas dentro de um programa de ABM, buscamos atingir pessoas com as quais vamos nos relacionar - em geral por um extenso período de tempo - em prol de um ganho mútuo no fim.
Mas quem são essas pessoas?
De forma bem objetiva, o ABM se aplica a:
- Parceiros da empresa (buscando torná-los canais de venda)
- Clientes (buscando rentabilizar ainda mais clientes que eu já estão na carteira com upsell ou cross-sell)
- Prospects (buscando a conversão de leads em clientes)
Falando de forma empírica, uma vez que um desses grupos foi abordado em programas de ABM da Bowe, eles perceberam como estamos estamos preocupados com sua satisfação, buscando solucionar problemas e melhorar resultados.
Apesar de se tratar de uma estratégia de marketing, o ABM acabou se tornando o nosso melhor canal de relacionamento. Parceiros, clientes e prospects começaram a enxergar valor nas conversas comerciais, em vez de vê-las como SPAM.
Conversas mais focadas em soluções e menos em vendas, acabam traduzindo as necessidades deles dentro das soluções que oferecemos.
É aquela mundialmente famosa história de usar tecnologia para promover a relação entre pessoas. No fim, eles se sentiram compreendidos por conta da personalização.
E por falar em mundo…
O ABM no Brasil e no mundo
Tendências em marketing e vendas costumam nascer em determinadas regiões (prioritariamente grandes complexos urbanos com largas operações comerciais) perante determinados desafios e, aos poucos, se espalhar pelo mundo conforme seus resultados vão se mostrando positivos.
Com o ABM não foi diferente.
Mesmo que citado pela primeira vez em 1993, no estudo The One To One Future, o ABM só começou a entrar nas pautas de reuniões em meados em 2014, como mostra o Google Trends:
De lá pra cá, as evoluções nessa estratégia de marketing foram lentas, porém graduais. Até que em 2020 aconteceu algo que atingiu não só grandes complexos urbanos com largas operações comerciais, mas sim todo o mundo: a pandemia do Covid-19.
O The 2020 State of ABM Report, da Terminus, mostra que apenas 5,8% dos entrevistados ainda não tinham um programa de Account-Based Marketing ativo em suas empresas - em comparação com 23% no ano anterior.
E não é para menos: em uma pesquisa da ITSMAcom a ABM Leadership Alliance, 87% dos respondentes disse que programas de ABM oferecem resultados melhores que qualquer outro investimento de marketing.
Quando todo o mercado entra em recessão (neste caso, por conta da pandemia), é natural que os investimentos em comunicação diminuam ou se virem unicamente para estratégias com alto ROI comprovado.
Em outro estudo da DemandGen , focada no mercado estadunidense, 76% dos entrevistados disseram que estratégias de ABM oferecem ROI superior em relação a outras estratégias de marketing. Quando a mesma pergunta é feita aos entrevistados de um estudo da The CMO Survey , que analisa o marketing em meio à pandemia, 87% dos respondentes assume que o ABM supera o ROI de qualquer outra estratégia de marketing.
Ainda no estudo da DemandGen, o Account-Based Marketing é apontado como estratégia com maior priorização de investimento, sendo citado por 61% dos entrevistados.
Aquela mesma pesquisa da ITSMA, citada acima e também focada no mercado estadunidense, mostra que 27% da verba de marketing B2B em todo o país está sendo destinada, de alguma forma, a programas de ABM.
Já no Brasil, os números - além de difíceis de serem encontrados - ainda deixam a desejar.
Apesar de 76% dos respondentes do estudo da DemandGen esperarem por um atendimento personalizado quanto às suas necessidades de marketing, apenas 17% dos orçamentos de marketing no país são destinados ao ABM, segundo pesquisa da SalesForce.
E ainda mais alarmante que isso, é saber que apenas 31,3% das empresas brasileiras usam ferramentas de marketing e vendas que se conectam - algo essencial para o Account-Based Marketing acontecer, segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil.
Mas não para por aí.
Quando falamos de ferramentas para ABM no Brasil, o buraco é mais embaixo.
Desafios do Account-Based Marketing
Em um cenário global, a implementação do Account-Based Marketing oferece desafios comuns aos que teríamos implementando qualquer estratégia de marketing: começando por falta de dados de qualidade.
Dados de ABM
Dados são a base para qualquer estratégia de marketing em 2022 e adiante.
Com eles, paramos de jogar iscas no colo de milhares de pessoas para que uma delas, com sorte, seja atingida de maneira assertiva pela mensagem.
Como diz Seth Godin, da maneira mais didática possível, “marketing é a arte de atingir o mínimo público viável”.
A partir do momento que abrimos mão do volume para focar na qualidade, devemos direcionar todas as ações para dores muito específicas, comunicadas para pessoas-chave dentro das
empresas que precisamos prospectar ou otimizar a parceria.
Nesse contexto, afirmar que não há mais espaço para feeling é chover no molhado.
Ao mesmo tempo, adquirir dados se torna uma tarefa ainda mais difícil, uma vez que estamos falando com poucas pessoas com tanta especificidade.
Vamos falar de ferramentas de ABM ainda nessa seção, mas só para você ter uma ideia, um ABM Stack é basicamente feito de ferramentas de aquisição e análise de dados:
Um bom caminho é entender (de uma vez por todas) que o programa de ABM deve se comunicar com pessoas, não empresas.
Os dados devem oferecer insights sobre:
quem são essas pessoas
quais as suas dores a serem solucionadas
quais os touchpoints para impacta-las
qual a mensagem a ser passada
Mas não esqueça que, do seu lado, os desafios também são sobre pessoas.
Equipes de ABM
Grande parte dos desafios do ABM estão voltados à equipe que vai planejar e executar o programa:
alinhamento entre marketing e vendas
falta de braços para desempenhar as funções necessárias
falta de habilidades essenciais para o ABM, como a análise de dados, por exemplo
falta de apoio dos gestores ou mesmo C-Levels no processos
Existem formas muito simples de driblar alguns desses desafios.
Grande parte da falta de apoio dos gestores se dá por verem o ABM como um experimento, não uma estratégia sólida e eficaz. Como veremos um pouco mais a frente, o Account-Based Marketing tem números surpreendentes quando falamos de ROI, o que pode ajudar muito na hora de convencer toda a cadeia hierárquica de sua urgência.
Equipe dedicada, verba para treinamentos e mesmo verba para contratações podem surgir a partir daí.
Agora, quando esbarramos no abismo entre marketing e vendas, a situação pode ficar um pouco mais complicada.
É difícil achar métricas comuns para times que, via de regra, atuam de forma individualizada. Alinhar MQL e SQL é parte da solução, mas ainda é preciso entender que o trabalho do marketing é fazer a equipe de vendas trabalhar.
Os objetivos precisam ser compartilhados e buscados em conjunto de ponta a ponta.
Para isso, deve-se compartilhar dados de ambos os lados, a comunicação deve ser constante e as métricas individuais a cada time devem ir apenas até parte do processo, estabelecendo unicamente métodos de cobrança e entrega entre gestores e equipe.
Ferramentas para ABM
A falta de verba pode ser um dos maiores desafios, uma vez que implementar ferramentas de Account-Based Marketing pode ser uma iniciativa de alto investimento.
Mas e se as ferramentas para esse fim nem existirem ainda?
No Brasil, pelo menos, ainda não existe uma específica para ABM:
Tecnologias ABM
- quem se propõe a resolver:
Mercado norte americano
Mercado brasileiro
Ferramentas adaptadas:
Principais dores na adaptação de ferramentas:
Não possibilitam alta personalização
Demandam muito trabalho operacional devido falta de automação e integração
Dados muito descentralizados e sem visão integrada da jornada de compra
Não permitem ter exata mensuração dos resultados
Custo de contratação de várias ferramentas
Mas em todo o mundo, as ferramentas que abrangem todas as necessidades do Account-Based Marketing ainda são escassas. O mercado ainda precisa facilitar muito o acesso a:
Ferramentas holísticas de ABM
Ferramentas de Predict
Ferramentas de BI
Ferramentas de Testes
Não à toa, o stack para se executar um programa de ABM são um apanhado de SaaS para Inbound, Outbound e dados (como falamos há pouco):
The Rich Man’s ABM Stack:
All the Tools You Need to Execute Your ABM Strategy
Como vemos, grande maioria das empresas utiliza as ferramentas já aplicadas a outras frentes de marketing e vendas para rodar programas piloto de ABM, testando resultados antes de partir para uma solução específica.
Falando em números:
+ 70%
das empresas que trabalham com ABM utilizam:
E-mail marketing
Site
CRM
Mídias sociais
50% a 70%
das empresas que trabalham com ABM utilizam:
Eventos
Anúncios (de Google à Social Media Ads)
Insights Tools (Analytics, Sales Navigator, ferramentas de inteligência de mercado etc)
-50%
das empresas que trabalham com ABM utilizam:
Ferramentas específicas de ABM
Chatbots
Mas calma, nem tudo está perdido!
Dificuldades à parte, as vantagens do ABM fazem tudo valer a pena. Então respire, pegue um café e acompanhe a gente para o lado bom da história.
Aqui na BOWE, pregamos que não existe métrica melhor para se calcular os resultados de marketing do que a intersecção CAC x LTV(Custo de Aquisição de Clientes x Lifetime Value, que é Lucro líquido trazido pelo cliente durante todo seu contrato). Uma vez que o cálculo é feito, fica fácil entender porque estamos focando nossos esforços em criar programas de ABM de alto impacto.
Isso prova a teoria de Seth Godin, que comentamos acima. Estamos na era do mínimo público viável!
Ainda em dúvida?
O ABM é para minha empresa?
O ABM, assim como o Inbound, é uma estratégia feita para resolver certas dores do mercado B2B.
Isso significa que ele não pode ser aplicado em outros?
Não!
Isso significa que ele oferece os melhores resultados quando:
Você vende soluções de alto valor ou complexidade
Seu ciclo de vendas é longo
As suas vendas são consultivas
Seu mercado é totalmente nichado
A decisão de compra está na mão de stakeholders que precisam ser influenciados
Alguma dessas alternativas conversa com sua empresa?
Então é hora de colocar a mão na massa!
Como funciona um programa de ABM
A partir de agora, começaremos a nos aprofundar no planejamento e na construção do MVP de um programa de Account-Based Marketing.
Vamos iniciar entendendo:
- O que são as Key Accounts e Account Managers
- Campanha Programa?
- Quais os tipos de ABM
- Como funciona cada tipo de ABM
- Quais as táticas para cada tipo de ABM
Você nos acompanha?
O que são Key Accounts
As contas-chave, ou contas-nomeadas, são a personificação daquela história: 20% dos clientes que geram 80% dos lucros. São clientes essenciais para a empresa.
Em um programa de ABM, Key Accounts são prospects dentro do ICP; clientes com alto potencial de expansão; e/ou parceiros com alto potencial de novos negócios.
Definidas as Key Accounts (vamos ensinar como mais pra frente), todo o programa deve ser encabeçado por Account Managers (Gerentes de Conta) que, junto com suas equipes, terão que personalizar cada ação para impactar, conversar e resolver as dores dos responsáveis por essas contas-chave.
Campanha ou Programa? Já falamos disso lá em cima, mas vale resgatar para entendermos com excelência os tipos de ABM.
Diferentes das outras estratégias de marketing, que são majoritariamente sazonais e baseadas em campanhas, o ABM é majoritariamente baseado em programas.
Isso quer dizer que ele nasce sem um fim pré-determinado. Deve ser aplicado continuamente para manter bons relacionamentos e identificar novas oportunidades de negócios.
Tipos de ABM
Sabendo o que são Key Accounts, podemos mergulhar nos tipos de ABM.
O Account-Based Marketing é dividido em 3 tipos de abordagem:
01. Programático
Um para muitos
02. Lite
Um para poucos
03. Estratégico
Um para um
Para ficar mais fácil de entender:
01.
Programático
02.
Lite
03.
Estratégico
Agora que você já sabe o que é e como funciona cada tipo de Account-Based Marketing, que tal entender os pilares que vão sustentar seus programas de ABM?
Os 4 estágios de um Programa de ABM
Nunca ouviu falar dos estágios de um programa de ABM? Tá tudo bem!
Essa é uma metodologia própria da BOWE, que nos auxilia na geração
de resultados em estratégias de ABM.
Para isso, utilizamos os seguintes estágios de avaliação:
1. Estágio Piloto
2. Estágio de Construção
3. Estágio de Padronização
4. Estágio de Escalada
Aqui embaixo, vamos entender melhor as etapas dentro de cada um delas.
O processo para chegar na Escalada é longo, você deve ter notado: envolve 10 passos dentro de 4 estágios de avalia ção, tudo pautado sempre nos 4 pilares de um programa de ABM.
São muitos dados, test&learn, resiliência, flexibilidade, relacionamento e, principalmente, avaliações de resultado.
Mas para o que devemos olhar quando queremos entender os resultados do Account-Based Marketing?
Métricas de ABM
As métricas de ABM são uma mistura de métricas de marketing e de vendas, como tem de ser. O objetivo deve ser único, mas a medição de resultados precisa ter suas individualidades para que os times possam ser bem geridos e flexíveis nas ações.
Já o mercado B2B em geral, trabalha principalmente com as seguintes métricas:
Na dúvida de quais delas avaliar em seu programa de ABM? Então comece devagar, pensando nas métricas comuns que citamos acima e, em seguida, definindo outras métricas específicas para o tipo de ABM que você escolher:
Métricas do ABM Programático
- Métricas de VOLUME;
- O quanto o programa consegue impactar dentro de um cluster;
- Conversões de leads;
- Agendamento com representantes de vendas.
Métricas do ABM Lite
- Métricas de ENGAJAMENTO;
- O quanto os stakeholders estão participando das plays;
- Analisar resultados individuais de engajamento: jogada a jogada / ação a ação.
Métricas do ABM Estratégico
- Crescimento do pipeline de vendas (oportunidades);
- Crescimento de receitas por meio dos programas de ABM;
- Feedback dos Account Managers (avaliação do impacto nas contas que cada um precisa atingir).
Analisando continuamente os resultados com base nessas métricas, basta se adaptar aos cenários alcançados para continuar evoluindo o programa e atingir a tão almejada escalada
O processo pode parecer longo, mas o principal valor percebido é justamente o contrário: diminuir seu ciclo de vendas B2B e trabalhar apenas com clientes dentro do ICP para otimizar a retenção e aumentar o LTV.
Quer colocar seu MVP de Account-Based Marketing para rodar com ajuda de especialistas no assunto? Podemos ajudar você com nossa metodologia de ABM única.
Uma das grandes viradas de chave que nós trazemos para todos os programas de ABM é humanizar a marca para conversar com a persona, criando uma atmosfera de identificação direta com sua realidade.
Vale ressaltar que um dos grandes problemas de campanhas voltadas para vendas B2B é justamente não trazer a personificação e personalização para as campanhas: as campanhas ainda são muito voltadas para empresas, não pessoas.
Para nós, o lead é gente, e não uma máquina de comprar projetos!
Então vem com a gente, sem compromisso! Entre em contato com os especialistas da Bowe, tire dúvidas com os Account Managers, conheça os resultados que alcançamos com empresas como a Lenovo e acelere seus resultados ainda em 2022:
01. ABM Programático
[UM PARA MUITOS]
O ABM Programático é, sem dúvidas, o mais utilizado pelas empresas. Isso porque ele é o mais simples, um bom primeiro passo para quem quer entender os resultados do Account-Based Marketing.
E, por muitas vezes se tratar de um teste para análise de resultados, ele é mais rápido. É o único baseado em Campanhas, não Programas.
Definição
Campanha (não Programa) de marketing que utiliza a tecnologia para criar ações levemente personalizadas que conversem com um grande grupo de contas-nomeadas escalável (um para muitos).
Devido ao número de contas mais elevado, é natural abrir mão da alta personalização.
Objetivos principais
- Gerar leads dentro do ICP;
- Trazer novos clientes.
Número de contas
1k a 2k contas.
Tipos de contas
- 50% clientes/parceiros;
- 50% prospects.
Táticas
No ABM Programático, se opta principalmente por estratégias digitais.
81% da verba do ABM Programática é utilizada em estratégias online, como e-mail marketing, newsletter, conteúdo específico para cliente (na Bowe, utilizamos dossiês sobre dores específicas do cliente ou prospect), ads de social media (trazendo dores e soluções que fazem sentido para aquele cliente específico) e até eventos online.
02. ABM Lite
[UM PARA POUCOS]
Já no ABM Lite, diminuímos o número de Key Accounts com a qual vamos trabalhar e aumentamos o nível de personalização em cada touchpoint.
Definição
Programa (não campanha) de marketing realmente personalizado, planejado e executado para impactar e conversar com um cluster que tem dores em comum.
Objetivos principais
- Construir um bom relacionamento;
- Identificar oportunidades.
Número de contas
100 a 150 contas.
Tipos de contas
- 60% clientes/parceiros;
- 40% prospects.
O ABM Lite, especificamente, oferece uma variável. Ele pode ser feito de forma mesclada:
- poucas contas com grande personalização (já clientes/parceiros, para aumentar share of wallet);
- muitas contas com menos personalização (prospects, para aumentar o share of mind e atrair novos clientes).
Táticas
O ABM Lite oferece uma participação maior dos touchpoints offline, mas 68% da verba do continua sendo online. A verba offline utilizada principalmente em eventos presenciais, mapeados para determinado cluster ou empresas específicas.
03. ABM Estratégico
[UM PARA UM]
O ABM Estratégico é o que o ABM nasceu para ser: marketing altamente personalizado, que usa a tecnologia para falar 1:1.
Definição
Programa de marketing altamente personalizado para contas individuais.
Objetivos principais
- Mudar percepções;
- Gerenciar bons relacionamentos;
- Criar e aproveitar oportunidades.
Número de contas
De 15 a 40 (máximo de 5 por Account Manager).
Tipos de contas
- 70% clientes/parceiros;
- 30% prospects.
Táticas
No ABM estratégico 50% da verba do é destinada ao digital, 50% ao offline. Reuniões, cafés de negócio, eventos, kits Open Doors (personalizados para poder enviar para empresas e stakeholders) são táticas comuns para deixar o relacionamento o mais pessoal possível.
Entenda hoje como podemos fazer sua empresa inovar
Sempre grato às empresas que cocriam com a gente