Blog Bowe Blog Bowe
Marketing e Vendas, Tech

Por que o vídeo marketing é o futuro?

A Cisco, multinacional do ramo de redes e comunicações, lançou um relatório em 2017 em que se prevê que 69% de todo o tráfego na internet seria com vídeo. A maior parte se devia aos serviços de streaming e vídeo sob demanda, como Netflix e Sky. Mas o vídeo marketing sempre foi um aliado nas campanhas.

Mas… por que vídeo marketing?

Vídeo é o formato de conteúdo com maior facilidade de consumo. Ou seja, não exige muitos esforços por parte do usuário.

Isso faz com que o conteúdo possa ser consumido em diversas situações do dia-a-dia. Por fim, acaba aumentando a possibilidade de ter a mensagem realmente absorvida.

Além disso, vídeo entrega informações de uma forma simples para nosso cérebro processar. Isso resulta em uma melhor taxa de conversão em anúncios e websites, o que significa que sua empresa pode vender mais.

No marketing , o vídeo também ajuda a desenvolver uma melhor e mais humana relação com seus consumidores e prospects. Isso ajuda a proporcionar mais reconhecimento de marca e lealdade perante seu público.

Uma pessoa assistindo vídeo marketing que entrega valor ou entretenimento é mais disposta a aceitar a mensagem que sua empresa quer comunicar do que apenas lendo algo na web.

Através do fornecimento de informações e estímulos audiovisuais que acompanham uma história, sua empresa pode apresentar informações que são estruturadas e colam na sua audiência.

O sentimento, as ideias e as soluções que sua empresa apresenta, juntamente com o teor emocional que o vídeo marketing pode ter, vão ficar mais tempo na mente dos espectadores. No caso, especialmente quando for a hora de tomarem uma decisão de compra.

De acordo com uma pesquisa da Aberdeen, sites que possuem vídeo marketing em landing pages obtém 41% mais tráfego orgânico do que aqueles que não.

Para empresas que dependem da atração de consumidores, investir em vídeo marketing pode proporcionar o dobro de visitas de uma página.

Vídeo = Social?

via GIPHY

Não é segredo que vídeo é um dos formatos de conteúdo mais vistos e compartilhados da web.

O crescimento da quantidade de posts que contém vídeo é impressionante: cresce pelo menos 75% ao ano. No alcance orgânico, isto é, o número de pessoas que veem o post sem nenhum esforço pago, é até 135% maior do que se comparado à uma foto postada na rede social.

No YouTube, são mais de 1 bilhão de usuários consumindo, diariamente, 17 minutos de conteúdo na rede. Em dispositivos mobile, esse número aumenta para 40 minutos por dia!

Enquanto isso, criadores de conteúdo na rede são os campeões em audiência. Os influenciadores digitais possuem, em conjunto, mais de 70 milhões de horas assistidas online. E eles ainda são premiados com a audiência mais engajada da web.

Investimento em Vídeo Marketing

video marketing

A maioria das empresas, sejam elas B2C ou B2B, já entendem a importância do vídeo marketing em sua estratégia – seja pela facilidade ou pela tendência.

Cerca de 62% dos profissionais de marketing aumentaram o investimento em vídeo marketing em 2016. Isso demonstra que o cenário desse tipo de conteúdo é competitivo e acirrado há pelo menos 5 anos.

Porém, para esses profissionais, desenvolver e manter um orçamento de vídeo marketing não é tão simples.

Nesse âmbito, eles acreditam que é necessário envolver investimentos com equipamentos, pessoal, criação, produção, edição e mídia. Por isso, a maioria das empresas não consegue sair do lugar e/ou a estratégia perde em consistência.

Mitos do Vídeo Marketing

Ao contrário do que a maioria dos profissionais pensam, hoje em dia não é tão difícil assim ter uma estratégia sólida de vídeo marketing. Atualmente, tecnologias de câmera e microfone em smartphones podem ser muito bem usadas para começar do zero.

Além disso, esqueça as premissas de que precisa que o vídeo tenha X ou Y minutos. Mais ainda de que a pessoa não pode errar uma palavra enquanto estiver gravando. Ou de que o cenário precisa ser montado dessa ou daquela forma.

Tudo que uma estratégia de vídeo marketing precisa é de um começo. A evolução é gradual e o engajamento do público também.

Exemplos de Vídeo Marketing

Para mostrar que vídeo marketing é realmente uma excelente estratégia de negócio, separei alguns exemplos para comentar.

Gary Vaynerchuk/VAYNERMEDIA

Gary é o fundador da VaynerMedia e da WineLibrary TV. Em ambas as empresas, usou video para potencializar as vendas e aumentar sua autoridade na web.

Confira os canais:

Wine Libary TV

Gary Vaynerchuk

Gary não se limita com duração dos vídeos – veja que existem vários com mais de 15 minutos – e ainda não se importa muito com a edição.

Como é uma pessoa que se sente confortável com esse tipo de conteúdo – depois de muita prática – ele consegue criar sem muita dificuldade de planejamento e execução.

Porém, assista seus primeiros vídeos e veja o quanto sua execução melhorou ao longo do tempo. Video Marketing, assim como qualquer outra estratégia, depende de uma curva de aprendizado que poucas empresas estão dispostas a enfrentar.

Hubspot

A empresa que cunhou o termo Inbound Marketing, tinha, de alguma forma, que estar nessa lista. Combinando vídeos inspiracionais e filosóficos sobre a metodologia Inbound com vídeos mais descontraídos de bate-papo e cursos completos sobre temas específicos, a empresa consegue audiências variadas e um engajamento superior à média.

Confira o canal.

PlayGround BR

Se tem uma empresa que está detonando no Video Marketing, essa é a revista digital espanhola PlayGround Magazine. Combinando o incrível formato de vídeos curtos legendados com o poder da Social Media, sua página no Facebook hoje tem quase 10 milhões de seguidores e os níveis de engajamento só crescem.

A página publica cerca 6 vídeos por dia, todos eles usando imagens e cenas de outros conteúdos (confira no canto inferior direito os créditos que a página dá para os criadores).

Não é incomum ver as pessoas marcando outras nos comentários, reagindo com os novos Reacts do Facebook e ainda compartilhando sem medo o conteúdo relevante e interessante da página.

Vídeo marketing é para quem deseja estar à frente.

A mensagem é simples: comece hoje mesmo. Aprenda rápido. E os resultados virão.

Saiba como a Bowe pode ajudar nesse processo. Será um prazer bater um papo sobre estratégias e novas tendências de vídeo marketing.



Autor

bowe

Um comentário em: Por que o vídeo marketing é o futuro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *