Blog Bowe Blog Bowe
Growth

Sua empresa PRECISA ter um Blog. Saiba porquê

Antes de mais nada: se você pensa que Blog são apenas aquelas páginas pessoais ou que visam ganhar dinheiro com anúncios chatos, é bom já tirar essa ideia da cabeça. Aqui, abordaremos o assunto de Blogs para empresas e como essa estratégia pode alavancar o seu negócio.

Blogs geram tráfego para seu site

Para começar, pense comigo: como um total desconhecido pode chegar ao seu site? Arrisco dizer que estas são algumas das formas:

  • Ele é direcionado através de anúncios: AdWords, Facebook Ads, LinkedIn Ads, entre outros, podem ser bem eficazes (e são!). Mas temos que concordar que esta opção pode ser bem cara, não acha? Além disso, se não for gerida da maneira correta, é dinheiro jogado fora;
  • Através de e-mails de listas compradas: bom, ai já temos algo que é antiético. Além disso, estas listas geralmente vêm com contatos totalmente desalinhados e te forçam a fazer uma comunicação chata e intrusiva;
  • Eles digitam o nome exato da sua empresa no navegador (ou o endereço do seu site): neste caso, as pessoas que acessam já conheceram sua empresa em outro momento (nem que seja apenas o nome ou endereço). Um total desconhecido só acessaria em situações bem raras.

Em resumo, as pessoas chegam à você por redes sociais e ferramentas de busca (SEO).

E ai vem o melhor da história: Blogs te ajudam a otimizar ambos!

A cada artigo de blog, uma nova página indexada. O que significa uma nova oportunidade para se mostrar aos motores de busca. Também uma nova oportunidade de direcionar tráfego ao seu site por meio da busca orgânica.

Além da indexação, blogs ajudam sua empresa a ser descoberta nas redes sociais. Toda vez que você cria conteúdo, é dada a oportunidade para que as pessoas o compartilhem em suas redes sociais. Isso ajuda a expor sua empresa para um público que ainda não foi alcançado.

Ou seja, blog corporativo é uma oportunidade de levar educação ao seu setor. É uma forma de se firmar como uma referência no assunto e gerar tráfego no seu site.

Além de “consumir” o conteúdo, possibilita que o visitante seja atraído ao seu site e possa navegar nas páginas sobre seus produtos, sua história e conhecer mais sobre a empresa.

Segundo a Hubspot, empresas que utilizam blog têm 55% mais visitantes em seu site.

Blogs ajudam a converter tráfego em leads

Como todo artigo de blog é uma nova página indexada, cada artigo é uma nova oportunidade de gerar leadsPara gerar leads, além de um conteúdo relevante, basta adicionar chamadas para ação no seu artigo (as famosas Call to Action) para visar também a conversão. 

Empresas B2C que têm blog, conseguem 88% mais leads por mês. As B2B conseguem 67% mais, segundo dados da Hubspot.

Geralmente, estas Call to Action direcionam para algum ebook gratuito, infográfico, whitepaper, demonstrações, etc. Ou seja, direcionam a qualquer conteúdo que alguém irá se dispor a informar seu e-mail ou telefone em troca da oferta. É como se fosse uma moeda de troca: o visitante cede seu contato, a empresa cede o material rico.

Sim, o botão acima é um exemplo prático de CTA no meio de um texto de Blog.

Blogs te ajudam a estabelecer autoridade

Se você está ajudando o seu publico alvo a resolver dúvidas sobre suas dificuldades, você está se tornando uma autoridade no assunto para eles. Prospects que leem o seu blog, vão entrar no processo de vendas mais educados sobre seu mercado, produto e serviço. E essa é uma oportunidade ímpar de impactar as decisões do mesmo.

Ou seja, é importante ressaltar: os melhores blogs respondem a perguntas que que seus leads e consumidores geralmente têmPara ajudar no raciocínio, seguem algumas perguntas interessantes de se fazer antes de criar o conteúdo para seu blog:

  • Quais são as dúvidas mais comuns do meu público consumidor?
  • Com o que meus consumidores geralmente precisam de ajuda?
  • O que você deseja que as pessoas saibam sobre seu setor?
  • O que pessoas influentes no seu setor têm falado?

Estabelecer autoridade é algo de muita importância, que traz muitas oportunidades. Imagine o quão rico seria para sua empresa ser a educadora do seu setor. Ser reconhecida não apenas como a fornecedora de certo produto ou serviço, mas também a que vai além, informa e conhece a fundo a realidade do cliente.

Blogs dão voz à sua empresa;

O advento de um blog corporativo permite à organização se comunicar com maior velocidade e riqueza de detalhes sobre novas tendências de mercado e informações relevantes. Além disso, permite compartilhar iniciativas que são mais do apenas seu website.

Um blog corporativo é o lugar ideal para deixar a personalidade da sua marca brilhar e mostrar às pessoas quem sua empresa é. É um canal de comunicação dinâmico. Nele, pode-se comunicar sobre assuntos institucionais, produtos e se posicionar diante aos stakeholders.

Blog otimiza o pós-venda

Se sua empresa se preocupa com o consumidor apenas até a hora da venda, alguma coisa está errada (ou várias). É sabido que o custo para se adquirir novos clientes é muito superior ao de fidelizar os já existentes.

Blogs podem ajudar na comunicação pós-venda acerca de informações sobre o uso dos produtos adquiridos, tendências do setor ou do produto e serviço específico. Além disso, auxilia a agregar valor ao uso e até trabalhar a obsolescência programada de certos produtos. Assim, desperta o público sobre novas necessidades, recursos, dentre outros.

Os artigos de blog são o cerne do marketing de conteúdo digital. As publicações podem ser compartilhadas em diversos formatos, como numa newsletter, redes sociais, etc. E, se bem planejada, podem resultar em novas vendas com clientes atuais.

Em suma, blogs corporativos agregam valor à experiência de compra e aprendizagem dos consumidores, refletindo diretamente na imagem da empresa e como esta se posiciona no mercado. Esta é uma das melhores oportunidades para sua empresa parar de falar apenas sobre produto e passar a educar o mercado através do seu conhecimento, relevância e ação.

Quer saber mais sobre como o conteúdo pode auxiliar nos seus resultados? Leia o artigo: O conteúdo como aliado em campanhas B2B.



Autor

bowe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *