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SEO: faça com que sua empresa seja encontrada na internet

SEO: você já ouviu falar? Sabe do que se trata?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância deste recurso e como ele pode melhorar a posição do seu negócio nos resultados de busca. Mas, antes, faremos uma breve introdução.

Que a internet faz parte da vida de todos não é uma novidade para ninguém, não é mesmo? Mas quando nos deparamos com números absolutos, temos a real dimensão de quanto estamos conectados. Para se ter uma ideia, no exato momento em que este texto está sendo escrito:

⇒ Existem 1.121.337.835 sites ativos na internet;

⇒ Mais de 2,5 bilhões de pesquisas já foram feitas no Google desde o início do dia;

⇒ Mais de 2.450 posts para blog já foram redigidos.

São números que impressionam! Por isso, se você deseja que a sua empresa seja encontrada nessa infinidade de possibilidades oferecidas no meio digital, é preciso que uma estratégia muito eficiente de Marketing seja implementada o quanto antes!

Já falamos aqui sobre a importância do Marketing de Conteúdo como forma de engajamento com o público-alvo por meio de conteúdos relevantes. Também já abordamos como o blog pode ser uma poderosa ferramenta de relacionamento com os clientes que desejam acompanhar mais de perto o seu negócio.

Agora, seguindo esta linha de planejamento estratégico voltado para o Marketing de Conteúdo, vamos mostrar porque o SEO é valioso para que a sua empresa seja encontrada na internet.

O Search Engine Optimization (SEO) é o processo de otimização realizado em páginas da web com o objetivo de fazer com que as pessoas as encontrem de forma mais fácil quando realizarem pesquisas em motores de busca, como Google e Yahoo.

Essa ação de aprimoramento acontece por meio de um conjunto de boas práticas destinadas ao blog propriamente dito e também aos conteúdos divulgados. Assim, quanto mais bem colocado nas pesquisas, melhor são estratégias de otimização utilizadas pelas empresas que lá estão.

A seguir, conheça seis dicas para acertar no momento de fazer o SEO para blog (SEO on Page):

1) A busca por palavras-chave (keywords)

Esse é o primeiro passo para começar o trabalho de otimização de um blog. Isso porque é considerada a base tanto para atividades relacionadas ao marketing digital quanto às práticas de SEO.

As pesquisas por palavras-chave ajudam, no primeiro momento, a entender melhor o comportamento do seu público-alvo. Essa pesquisa facilita a previsão de possíveis tendências e alterações que sempre acontecem nesse mercado digital.

Além disso, um trabalho de busca de keywords bem feito consegue aumentar a eficiência da otimização voltada para o aumento do tráfego de uma página web.

O trabalho de busca por palavras-chave também é essencial para o momento de planejamento das pautas que serão abordadas no blog. Ela ainda ajuda no direcionamento do que as pessoas mais buscam em relação ao assunto pesquisado.

Ferramentas como Keyword Planner e Google Webmaster Tools ajudam bastante nesta tarefa de entender o que as pessoas querem, o que estão buscando e como anda o seu desempenho de otimização.

2) A importância do título

Parte fundamental de uma estratégia de blog, os títulos conseguem conferir destaque aos conteúdos publicados, além de alavancar os resultados em sites de busca como o Google. Para alcançar esses dois objetivos, existem também duas maneiras distintas de pensar na construção de títulos: uma voltada o próprio blog e outra para os mecanismos de busca.

Título da página

É o elemento mais importante para a otimização On Page. Caracterizado por uma propriedade do código HTML, é ele quem aparece naquela frase principal quando fazemos pesquisas nos motores de busca.

A fim de melhorar o ranqueamento, procure descrever de forma precisa o assunto da página em até 63 caracteres. As palavras mais importantes devem ser colocadas logo no início. Isso porque elas apresentam maior relevância que as últimas.

Exemplo: “Funil de Vendas: o que é e como funciona (Resultados Digitais)

Título de posts

Bons textos merecem dedicação quanto a escolha de títulos atrativos e que despertem a atenção do público-alvo. Por isso, a pesquisa por palavras-chave podem ajudar a entender o que as pessoas mais procuram. Além disso, buscas relacionadas ao assunto auxiliam na compreensão de como seu público pesquisa. Procure se lembrar disso quando for escrever o seu próximo texto.

Exemplo: O que é e para que serve um funil de vendas? (Resultados Digitais)

3) Meta Descrição

A meta descrição é um pequeno texto, com 155 caracteres em média, usado para descrever o assunto de uma página na web. Apesar de não ser um fator decisivo para o bom ranqueamento no Google, ela é importante para ajudar os usuários a entenderem o assunto tratado nos artigos que aparecem no momento da busca. Portanto, a meta descrição pode ser um elemento a mais para ajudar a convencer as pessoas de abrirem a sua página.

4) URL

O endereço da página é um dos elementos usados pelo Google no momento que uma busca é feita pelo usuário. Portanto, tornar a URL “amigável” também é importante para que a sua página seja encontrada mais facilmente. Além disso, ajuda a identificar o assunto abordado.

Para não deixar que as suas URLs apareçam dessa forma: http://site.com.br/6d667d677s78id=?, mas assim http://site.com.br/nome-do-post, confira algumas dicas práticas para otimizar os endereços na web:

⇒ Evite URLs muito longas;

⇒ Lembre-se de incluir a palavra-chave do texto;

⇒ Use hífen para separar as palavras;

⇒ Evite o uso de acentos e letras maiúsculas.

5) Imagens

Como todos sabem, as imagens são ótimas alternativas para quebrar a leitura e facilitar que o leitor chegue até o final da sua postagem, evitando o tédio. Mas elas também podem ajudar a fazer com o que o seu conteúdo seja encontrado na internet.

Para isso, quando inserir uma imagem, fique atento quanto ao nome do arquivo, o texto alternativo (ALT text) e a legenda. Isso porque todos esses elementos ajudam na otimização das imagens, e consequentemente, do seu texto.

6) Links internos

Os links internos são aqueles links que são inseridos nas postagens e apontam para outros textos dentro do próprio blog. Se você já trabalha com postagens há algum tempo e tem a disposição conteúdos para trabalhar com linkagem interna, saiba que essa é uma estratégia muito relevante para a otimização do seu blog.

Lembrando que os links precisam estar contextualizados com o assunto que está sendo falado a fim de atrair a atenção dos seus visitantes.

Lembre-se: a experiência dos usuários com a sua página e o conteúdo nela oferecido precisam ser os melhores possíveis.

Só assim você conseguirá despertar e atrair a atenção das pessoas, aumentando a sua relevância no seu nicho de atuação.

Essas são algumas dicas importantes relacionadas ao SEO que você precisa levar em conta para uma estratégia de blog eficiente. Esperamos ter ajudado!

Leia mais: A importância dos materiais ricos para o Marketing de Conteúdo



Autor

bowe

2 Comentários em: SEO: faça com que sua empresa seja encontrada na internet

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