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Marketing digital e internet: a mais nova “commoditie”?

Muito se tem falado na internet sobre a própria internet. Negócios digitais estão prosperando e campanhas de marketing de conteúdo viram cases dia e noite. Fórmulas estão sendo criadas, produtos, agências e startups também. Tudo relacionado ao marketing digital e internet.

Isso não é ruim. Pelo contrário, oferece a empresários uma gama incrível de possibilidades – além de baixar o preço médio dos serviços desse ramo. Profissionais liberais estão tendo, pela primeira vez, acesso a estratégias gringas ala Neil Patel de forma ‘abrasileirada’, simplificada e completamente adaptada para o público local.

O meio web oferece oportunidades incríveis para empreendedores. Sem medo de errar, sem preconceitos e sem – me desculpem a comparação – o glamour das agências de publicidade tradicionais, empresários estão prosperando mesmo sem nenhum planejamento.

Mesmo sem saber uma ferramenta do Photoshop. Mesmo sem saber como funciona o power editor do Facebook. Mesmo sem saber como usar o Google Analytics.

A acessibilidade cada vez maior que as ferramentas de marketing digital e internet estão proporcionando está colocando em cheque o legítimo trabalho de agências de marketing que se julgam essenciais.

É claro que há setores e indústrias em que não existem alternativas simples de implementação do marketing digital. Mas a maioria dos pequenos e médios empresários hoje possuem alternativas que antes não teriam.

Eu, como parte do meio das agências, reconheço essa transformação. Mas, feito o meu papel de advogado do diabo, tenho também que reconhecer os benefícios de se ter especialistas cuidando do marketing digital e internet das empresas.

O sucesso a longo prazo exige consistência, contexto e dinamismo

A grande parte de pequenos e médios empresários que optam por tomar conta de suas estratégias de marketing digital e internet ‘sozinhos’ perde essa capacidade geralmente 6 ou 8 meses depois de a ter iniciado. Muitos deles a perdem em até 3 meses ou antes.

A grande questão do marketing digital e internet e, claro, de outras prestações de serviços ou atividades, é relacionada principalmente à dedicação. Ou seja, ao tempo disponível que determinada empresa investe em estratégia e execução do marketing digital.

A maioria das empresas considera que vai conseguir fazendo isso por meio de “gambiarras”: traz a assistente administrativa para postar nas redes sociais, o assistente comercial para cuidar das campanhas, e assim por diante.

Existem aqueles, também, que contratam uma pessoa e esperam que ela fará tudo – sem perder qualidade.

O problema é que a maioria das pequenas e médias empresas não está preparada – efetivamente – para ter um departamento de marketing. Por isso é muito comum que contratem agências para realizar esses serviços.

Essa “tradição” está sendo questionada. Muito pelo que falei acima, da democratização de ferramentas e do conhecimento, mas também pelo trabalho de baixa qualidade que as agências em geral vem executando.

Como trabalhar marketing digital e a internet com sabedoria

O processo de construção de estratégias e táticas de marketing digital e internet está cada vez mais “óbvio”. Por isso as agências acham que vão conseguir resultados apenas repetindo o que todos vem fazendo.

Vivo isso constantemente. Trabalho com uma inovação incremental no marketing digital – o inbound. Se trata de usar materiais ricos (e-books por exemplo) para gerar e qualificar leads (através da combinação perfil x comportamento) e aumentar a probabilidade de venda do comercial. Ou seja, fazer com que os contatos feitos pelo vendedor sejam mais certeiros.

No Inbound, principalmente, existem muitos aventureiros. Tanto dentro das empresas quanto nas agências. E essa é uma das grandes questões: não é por usar a metodologia em si que a estratégia vai dar certo.

O marketing, como sempre, vive de criatividade e inovação! As empresas e agências, para conseguirem resultados relevantes, vão ter de ralar muito para construir o melhor conteúdo e a melhor campanha possíveis – assim como sempre foi.

E é isso que a maioria dos empresários e gestores de pequenas e médias empresas não entendem. Não é porque parece mais fácil fazer o negócio “virar” na internet que realmente é. Nosso trabalho ainda é intensivo em criatividade. E é por isso que as empresas estão com expectativas lá em cima, mas resultados lá em baixo. Os cases de sucesso ainda são poucos – como era de se esperar.

No entanto, a realidade não muda. As empresas vão precisar de consistência para gerar valor ao longo prazo.

A consistência é uma das maiores dificuldades das empresas no que tange ao marketing. Isso porque precisa de três coisas essenciais: confiança, planejamento e execução.

É essencial testar e medir o tempo todo para que as fases de planejamento sejam cada vez mais assertivas. É importante ter confiança para seguir o rumo planejado mesmo que ele “pareça” errado.

Por fim, o marketing digital e internet são um laboratório cheio de itens e ferramentas. E as pessoas, empresários, gestores de empresas estão começando a ter acesso à toda essa gama de possibilidades.

No entanto, no fim do dia, apenas quem entende e acumulou experiências de misturas erradas, fórmulas explosivas, produtos corrosivos, consegue chegar com um produto final de impacto. Agora, mais do que nunca, é hora de valorizar os especialistas.



Autor

bowe

2 Comentários em: Marketing digital e internet: a mais nova “commoditie”?

  1. Conheço muito pouco sobre marketing digital, você recomenda qual curso?
    Estou pensando em comprar o formula negocio online do alex mas achei muito caro
    e tenho medo de iniciar no ramo e não aprender tudo que é preciso, pelo jeito
    que o alex fala no video de vendas parece um curso avançado e eu sou iniciante.

    1. Olá, Alina. Já que considera seu conhecimento básico ainda, recomendo que acompanhe conteúdos da Hubspot, RD Station e Rock Content. Depois disso haverá muitas boas opções para aprofundar seu domínio em marketing digital. Boa sorte e conte com nossas dicas! 😉

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