Blog Bowe Blog Bowe
Dados de campanha B2B não batem - Bowe blogpost
Marketing e Vendas, Universo B2B

Aprenda por que seus dados de campanha B2B não batem

Essas palavras são o pesadelo de qualquer Analista de BI: os dados não batem. Afinal, pior que não ter dados de campanha B2B é quando eles não estão corretos no meio da programação.

Quando se trata de dados de marketing, temos a integração de infinitas ferramentas para que o processo todo seja mapeado. E essas infinitas fontes causam constantes dúvidas nos usuários, dando a sensação de que tem algo errado, quando na verdade é só um ponto de vista diferente.

Então, vamos falar hoje sobre janelas de conversão e janelas de atribuição, e como elas influenciam nessa percepção de “erro” nos dados de campanha B2B. Segue com a gente.

 

Janela de conversão

Essa é uma variável programada dentro dos anúncios que serve para otimizar seus resultados. Ela é o tempo que a pessoa demora do primeiro contato até a conversão, e isso varia de produto para produto. A janela de conversão de uma pessoa comprando um livro é diferente de uma pessoa comprando um computador, por exemplo. 

Quando você programa seu anúncio para buscar pessoas que tenham determinada característica de janela de conversão, você tem mais chances de conseguir o lead correto. 

E essa janela não influencia nos dados de campanha B2B!

Já a janela de atribuição é o período após a visualização e/ou clique no anúncio em que uma determinada ação é atribuída a um anúncio específico. Por exemplo, o Facebook tem a possibilidade de programar a janela de atribuição para 28 dias de clique. 

Isso significa que se eu clicar em um anúncio hoje, somente após 28 dias esse anúncio conta o meu clique, desde que tenha sido o último anúncio da conta que eu tenha clicado. 

Caso contrário, meu clique é contabilizado no último anúncio que tive contato. 

É nessa janela que moram as “instabilidades”! 

A ferramenta de marketing, responsável por gerir os leads, ao receber um cadastro de uma landing page, contabiliza em tempo real aquele lead para determinada fonte. Enquanto a própria fonte pode demorar até 28 dias para fazer essa contagem.

A situação muda de ferramenta para ferramenta também. 

O Google Ads, por exemplo, atribui as conversões para todos os anúncios que o lead teve contato. Por isso, é comum que na ferramenta tenham conversões com números decimais, o que faz sentido quando queremos medir a relevância daquele anúncio. 

Afinal, todos os contatos do lead foram importantes no caminho de conversão e na capacidade de influenciá-lo a se converter.

Martech e a integração de todo o processo de conversão do anúncio, pela ferramenta de marketing até entrar no CRM, se mostra cada vez mais relevante e traz uma confiabilidade aos dados de campanha B2B, que podem ser rastreados e os leads identificados.

Se você ou sua equipe, sofrem com os leads que não batem, o time de BI e processos da Bowe pode te ajudar. Temos o conhecimento e as ferramentas para integrar todo seu processo e assim tomar decisões baseadas em dados confiáveis.

Até mais!



Autor

Marryele Moniê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *