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Planejamento estratégico e ABM - Bowe
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Planejamento Estratégico: importância para alavancar resultados

Entenda a importância do planejamento estratégico para que sua empresa possa alavancar resultados no artigo do nosso blog.

Grande parte das empresas já entendem a relevância de construir um planejamento estratégico completo para melhorar os resultados e ganhar espaço no mercado. O que algumas ainda não compreendem bem é como transformar as estratégias em ações assertivas.

O que é preciso saber é que a construção de um planejamento estratégico empresarial ganha forma a partir de algumas premissas. A empresa que se propõe a criá-lo de forma completa busca saber realmente sua identidade e onde deseja chegar.

O conteúdo a seguir apresenta o que é um planejamento estratégico estruturado, suas vantagens diretas e como algumas ações podem transformar a dinâmica empresarial do seu negócio. Acompanhe!

Gestão estruturada: a chave do seu negócio

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Falconi constatou que apenas 5% das médias empresas revelaram ter um modelo de gestão estruturado. Este número expõe uma dificuldade ainda grande de explorar as ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para traçar uma boa rota e alcançar os objetivos. 

Com um planejamento estratégico, a empresa é capaz de trazer benefícios práticos para a operação, como:

  • Organização
  • Assertividade
  • Racionalidade
  • Priorização
  • Comprometimento
  • Prevenção
  • Produtividade
  • Economia
  • Otimização

Este processo, diferente do que alguns imaginam, deve ser participativo, contando com o engajamento de todos seus colaboradores, desde o líder até o cargo menos elevado. É essencial que todos estejam alinhados com o planejamento para que a organização atinja seu sucesso almejado.

Principais motivações para realizar um planejamento estratégico

Além de otimizar os resultados de um negócio, é possível alcançar outras vantagens com um planejamento estratégico. Visto que não só de números vive uma empresa, é preciso notar também os resultados de valor que uma boa estrutura fornece.

Com as transformações do mercado, é possível que empresas percam um pouco de sua identidade para acompanhar a evolução do setor que está inserida. Ter estabelecido um planejamento estratégico faz com que se preserve a identidade da organização. Construir uma missão, visão e valores traz mais chances de uma trajetória de sucesso e duradoura.

O planejamento estratégico se mostra essencial também para traçar um mapa de seus objetivos e metas. O que permite saber onde se está e aonde quer chegar. E partindo dessas premissas, fica mais simples definir qual o caminho tomar para alcançar o objetivo final, além de saber quais peças devem ser acompanhadas para bons resultados.

Planejar é mais que construir estratégias

O processo para construir um planejamento estratégico deve compreender etapas capazes de definir melhorias para questões existentes para o negócio, além de trabalhar com metas para otimizar resultados.

Diagnosticar forças e fraquezas

Com uma colaboração geral, a equipe aponta as forças e fraquezas do ambiente corporativo e levanta as oportunidades e ameaças do mercado. Popularmente conhecida como análise SWOT, esta metodologia é uma análise importante para a construção de um bom planejamento.

Definição de objetivos estratégicos

Esta etapa é extremamente importante para poder reforçar a identidade da empresa. É aqui que se define a missão, visão e os valores para a organização seguir como um todo, tornando sua filosofia. Também pode ser construído um mapa estratégico com objetivos para melhor visualização como um todo. 

Definição de metas e criação de indicadores

Ao se assumir um caminho a seguir, é preciso definir as metas a serem alcançadas. Elas devem ser palpáveis e gradativas para melhores resultados. Além disso, a criação de indicadores auxiliam no monitoramento das metas.

Criação de plano de ação

Organizar um plano de ação para os projetos e processos inseridos no planejamento estratégico viabiliza previsões e responsáveis para o sucesso dos objetivos. 

Controlar e gerir seu planejamento estratégico

Depois de colocada em prática as ações, chega a hora de monitorar e gerir as atividades a serem realizadas. Reuniões periódicas com a equipe para a avaliação dos resultados e para solucionar imprevistos são necessárias.

Inovação e Automação de Processos em marketing e vendas

Dentro de um planejamento estratégico completo está previsto a inovação de ações e automação de processos. E esses dois diferenciais são capazes de mostrar aumentos significativos nos números, em especial quando se trata de marketing e vendas.

A pesquisa State of Sales 2019 (Salesforce) avaliou que mais de 60% do tempo gasto pelo time comercial não é vendendo, mas sim desempenhando ações que poderiam ser otimizadas, como a organização de informações e priorização de leads, reuniões, treinamentos, entre outras atividades.

A tecnologia transformou-se em uma ferramenta indispensável para otimizar o processo de marketing e vendas. As automações de processos rendem mais tempo para se trabalhar estrategicamente. E é neste critério que as lideranças ganham um grande aliado para tornar o planejamento estratégico ainda mais eficiente.

Papel da liderança para o sucesso de um planejamento estratégico

O líder de uma empresa tem papel fundamental para o sucesso de uma organização, independente do segmento no qual esteja inserida ou do tamanho que esta tenha. O planejamento estratégico para ser eficiente precisa de uma liderança competente que o coloque em prática.

Aliado a softwares de planejamento e equipe com potencial estratégico, o líder, ou em diversos negócios conhecido como Product Manager (PM), pode construir e acompanhar, conduzindo da melhor maneira, as estratégias estabelecidas.

A presença ativa de um líder, desde a análise para planos até o controle das metas, é essencial. Apenas com uma liderança ativa o planejamento estratégico ganhará resultados positivos.

Atuação amparada por ferramentas para gestão de PM

Para transformar o planejamento estratégico em realidade, as empresas contam com um Product Manager (PM). Sua atuação está intimamente ligada com o controle do negócio, gerenciando as atividades e revertendo possíveis problemas. 

Mas para que seu trabalho seja executado da melhor maneira, o PM necessita de ferramentas (CRM, dashboard analytics, organizadores de projetos e outros) e estratégias bem definidas para essa gestão. E isso inclui todos os departamentos de uma empresa. 

Já falamos aqui no blog sobre as melhores práticas de Product Management que todo PM precisa ter em mente para alavancar resultados.

Nós da Bowe podemos auxiliar com ferramentas especializadas de monitoramento e profissionais especialistas para construir um e tornar real o planejamento estratégico da sua empresa. Converse conosco por aqui.



Autor

bowe

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