Blog Bowe Blog Bowe
planejamento estratégico
ABM

Planejamento Estratégico: importância para alavancar resultados

Entenda a importância do planejamento estratégico para que sua empresa possa alavancar resultados no artigo do nosso blog.

Grande parte das empresas já entendem a relevância de construir um planejamento estratégico completo para melhorar os resultados e ganhar espaço no mercado. O que algumas ainda não compreendem bem é como transformar as estratégias em ações assertivas.

O que é preciso saber é que a construção de um planejamento estratégico empresarial ganha forma a partir de algumas premissas. A empresa que se propõe a criá-lo de forma completa busca saber realmente sua identidade e onde deseja chegar.

O conteúdo a seguir apresenta as vantagens trazidas por um planejamento estratégico estruturado e como algumas ações podem transformar a dinâmica empresarial do seu negócio.

Gestão estruturada: a chave do seu negócio

Uma pesquisa realizada pela Consultoria Falconi constatou que apenas 5% das médias empresas revelaram ter um modelo de gestão estruturado. Este número expõe uma dificuldade ainda grande de explorar as ferramentas e estratégias disponíveis no mercado para traçar uma boa rota e alcançar os objetivos. 

Com um planejamento estratégico, a empresa é capaz de trazer benefícios práticos para a operação, como:

  • Organização
  • Assertividade
  • Racionalidade
  • Priorização
  • Comprometimento
  • Prevenção
  • Produtividade
  • Economia
  • Otimização

Este processo, diferente do que alguns imaginam, deve ser participativo, contando com o engajamento de todos seus colaboradores, desde o líder até o cargo menos elevado. É essencial que todos estejam alinhados com o planejamento para que a organização atinja seu sucesso almejado.

Principais motivações para realizar um planejamento estruturado

Além de otimizar os resultados de um negócio, é possível alcançar outras vantagens com um planejamento estratégico. Visto que não só de números vive uma empresa, é preciso notar também os resultados de valor que uma boa estrutura fornece.

Com as transformações do mercado, é possível que empresas percam um pouco de sua identidade para acompanhar a evolução do setor que está inserida. Ter estabelecido um planejamento estratégico faz com que se preserve a identidade da organização. Construir uma missão, visão e valores traz mais chances de uma trajetória de sucesso e duradoura.

O planejamento estratégico se mostra essencial também para traçar um mapa de seus objetivos e metas. O que permite saber onde se está e aonde quer chegar. E partindo dessas premissas, fica mais simples definir qual o caminho tomar para alcançar o objetivo final, além de saber quais peças devem ser acompanhadas para bons resultados.

Planejar é mais que construir estratégias

O processo para construir um planejamento estratégico deve compreender etapas capazes de definir melhorias para questões existentes para o negócio, além de trabalhar com metas para otimizar resultados.

Diagnosticar forças e fraquezas

Com uma colaboração geral, a equipe aponta as forças e fraquezas do ambiente corporativo e levanta as oportunidades e ameaças do mercado. Popularmente conhecida como análise SWOT, esta metodologia é uma análise importante para a construção de um bom planejamento.

Definição de objetivos estratégicos

Esta etapa é extremamente importante para poder reforçar a identidade da empresa. É aqui que se define a missão, visão e os valores para a organização seguir como um todo, tornando sua filosofia. Também pode ser construído um mapa estratégico com objetivos para melhor visualização como um todo. 

Definição de metas e criação de indicadores

Ao se assumir um caminho a seguir, é preciso definir as metas a serem alcançadas. Elas devem ser palpáveis e gradativas para melhores resultados. Além disso, a criação de indicadores auxiliam no monitoramento das metas.

Criação de plano de ação

Organizar um plano de ação para os projetos e processos inseridos no planejamento estratégico viabiliza previsões e responsáveis para o sucesso dos objetivos. 

Controlar e gerir

Depois de colocada em prática as ações, chega a hora de monitorar e gerir as atividades a serem realizadas. Reuniões periódicas com a equipe para a avaliação dos resultados e para solucionar imprevistos são necessárias.

Inovação e Automação de Processos em marketing e vendas

Dentro de um planejamento estratégico completo está previsto a inovação de ações e automação de processos. E esses dois diferenciais são capazes de mostrar aumentos significativos nos números, em especial quando se trata de marketing e vendas.

A pesquisa State of Sales 2019 (Salesforce) avaliou que mais de 60% do tempo gasto pelo time comercial não é vendendo, mas sim desempenhando ações que poderiam ser otimizadas, como a organização de informações e priorização de leads, reuniões, treinamentos, entre outras atividades.

A tecnologia transformou-se em uma ferramenta indispensável para otimizar o processo de marketing e vendas. As automações de processos rendem mais tempo para se trabalhar estrategicamente. E é neste critério que as lideranças ganham um grande aliado para tornar o planejamento estratégico ainda mais eficiente.

Papel da liderança para o sucesso de um planejamento estratégico

O líder de uma empresa tem papel fundamental para o sucesso de uma organização, independente do segmento no qual esteja inserida ou do tamanho que esta tenha. O planejamento estratégico para ser eficiente precisa de uma liderança competente que o coloque em prática.

Aliado a softwares de planejamento e equipe com potencial estratégico, o líder, ou em diversos negócios conhecido como Product Manager (PM), pode construir e acompanhar, conduzindo da melhor maneira, as estratégias estabelecidas.

A presença ativa de um líder, desde a análise para planos até o controle das metas, é essencial. Apenas com uma liderança ativa o planejamento estratégico ganhará resultados positivos.

Atuação amparada por ferramentas para gestão de PM

Para transformar o planejamento estratégico em realidade, as empresas contam com um Product Manager (PM). Sua atuação está intimamente ligada com o controle do negócio, gerenciando as atividades e revertendo possíveis problemas. 

Mas para que seu trabalho seja executado da melhor maneira, o PM necessita de ferramentas (CRM, dashboard analytics, organizadores de projetos e outros) e estratégias bem definidas para essa gestão. E isso inclui todos os departamentos de uma empresa. 

Nós da Bowe podemos auxiliar com ferramentas especializadas de monitoramento e profissionais especialistas para construir um e tornar real o planejamento estratégico da sua empresa. Converse conosco por aqui.



Autor

bowe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *