Blog Bowe Blog Bowe
Marketing e Vendas, Universo B2B

Marketing de conteúdo: qual o primeiro passo?

Marketing de conteúdo é uma ferramenta usada por empresas que desejam engajar com seu público-alvo por meio de conteúdos relevantes. Essas utilizam de uma estratégia diferente em relação ao que é usado pelo marketing tradicional.

O advento da internet aliada a novas formas de comunicação fez com que o comportamento das pessoas mudasse gradativamente ao longo do tempo. Isso levou a diminuição da eficácia que o modelo tradicional de marketing apresentava.

Um dos principais fatores que contribuíram para essa mudança de comportamento está ligado a interrupção. Esta é a premissa do marketing tradicional.

O intervalo comercial da TV, as ligações de call center com foco na venda de produtos e serviços, os folhetos entregues no semáforo, as propagandas que antecedem os vídeos no Youtube. Todas essas ações, previstas no modelo antigo de comunicação, são exemplos de como a interrupção pode atrapalhar de alguma forma a rotina. Mais que isso, acaba por desviar a atenção do que estamos fazendo no momento que essas ações chegam até nós.

Os altos custos de ações como as mencionadas acima, juntamente com o índice de rejeição das pessoas em relação às mesmas, fez com que a jornada de decisão e de compra dos consumidores mudasse ao longo do tempo.

E é justamente nesse ponto que a nova abordagem do marketing começa a fazer sentido para as empresas. Elas decidem falar com o seu público de uma forma inovadora, sem aquela antiga e batida comunicação orientada a pura e simples propaganda.

“A venda é uma consequência para o Marketing de Conteúdo. Quando o consumidor estiver pronto para a compra, ele irá atrás de você. Ninguém quer ser um target. Se você faz seu público se sentir assim, seu fluxo de caixa está em risco.” – Diego Gomes

O Marketing de Conteúdo é uma ferramenta aliada a nova forma de comunicação entre empresas e pessoas.

Ao invés de interromper o consumidor com uma ação inconveniente, as empresas que resolvem fazer diferente. Elas apostam no oferecimento de conteúdos relevantes e de qualidade. Também passam a auxiliar esses consumidores a se decidirem se devem ou não adquirir um determinado produto ou serviço.

Mesmo que eles optem por não adquirir naquele momento, quando esse momento de decisão chegar, a sua marca será lembrada mais facilmente. Isso porque você ofereceu assuntos interessantes ao longo do tempo para o seu possível cliente.

⇒ Confira alguns dados da ContentTrends 2016, realizada pela Rock Content. Entenda também a razão pela qual você deve investir em Marketing de Conteúdo:

  • Empresas que publicam conteúdo em blogs geram até 3,7 mais visitas;
  • A publicação de mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em sites e blogs;
  • 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Mkt de Conteúdo no último ano;
  • 67% das empresas entrevistadas devem aumentar os investimentos em Mkt de Conteúdo em 2017.

Portanto, o primeiro passo do Marketing de Conteúdo é justamente mudar essa maneira de pensar. É apostar em uma forma de comunicação mais assertiva e que de fato entregue valor e ofereça uma experiência positiva ao seu cliente.

Para atingir esse objetivo, é possível trabalhar com materiais ricos como blog post, e-book, podcast, webinar, vídeos… enfim, existem diversos meios de se comunicar com o seu público-alvo.

Para que você conheça melhor cada um deles, iremos explicá-los ao longo do próximo mês. Por isso, fique atento e continue acompanhando nossas atualizações.

Blog

Apesar de o seu uso ter sido banalizado por muitas pessoas que passaram a desacreditar de sua eficiência desta ferramenta, o blog é considerado uma principais estratégias relacionadas ao Marketing de Conteúdo.

Segundo o site Viver de Blog, empresas que possuem blogs geram 67% mais leads em relação às que não possuem. Além disso, 70% dos consumidores na internet preferem conhecer uma empresa através de conteúdo do que de publicidade.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, ter um blog não é simplesmente publicar textos aleatórios sobre o assunto da sua área de atuação. Para ter sucesso e alcançar os resultados esperados é preciso que haja planejamento e conteúdos de boa qualidade, pensados de acordo com o seu público-alvo. Esse tipo de ação consegue gerar engajamento, relacionamento e identificação junto às pessoas que acompanham esse espaço dedicado ao seu negócio.

Além de planejamento e bons conteúdos, é preciso também estar atento quanto a otimização em SEO a fim de conseguir tráfego para o seu blog. Aliado a isso, estratégias de comunicação via e-mail marketing e mídias sociais também contribuem para esse aumento de tráfego.

Por hora, o que precisa ficar claro é que o blog pode representar a chance de chegada de novos clientes.

Seja relevante, mantenha um bom relacionamento e conquiste a atenção do seu público-alvo. Todos esses passos são essenciais para que o usuário se torne um lead e possivelmente, um cliente do seu negócio.

E então, já possui um blog ou ficou interessado em criar um para a sua empresa? Fique atento a essas dicas para que o seu plano de ação seja eficiente e alcance os resultados esperados.

Aposte na regularidade das postagens

Ter uma regularidade quanto às postagens de um blog é fundamental para que a estratégia de conteúdo funcione. De nada adianta criar um blog hoje, fazer uma postagem de estreia amanhã e depois só voltar a atualizá-lo daqui um mês.

Para encontrar o período ideal entre um post e outro faça uma análise. Leve em consideração o tamanho da empresa, como é o trabalho nesse sentido dos seus principais concorrentes e qual seria a periodicidade ideal, baseada na equipe de trabalho disponível, para que a qualidade dos textos não seja afetada. Os índices quantitativos e qualitativos precisam andar de mãos dadas, nunca se esqueça disso!

Planeje sua pauta

Para que a eficiência da sua estratégia de conteúdo no blog seja alcançada, os assuntos tratados nas postagens não podem ser de temas aleatórios, que em nada tem a ver com o seu negócio. Procure sempre manter o foco no tema central, normalmente alinhado a área de atuação da empresa, e tenha sempre isso em mente ao sugerir novas pautas.

Uma boa saída para isso é fazer um planejamento mensal de quantos textos serão lançados. Assim as chances do seu blog se tornar repetitivo e sem periodicidade também diminuem.

Ah! E nesse momento de planejamento, leve em conta fazer buscas no Google relacionados ao nicho e ao tema que deseja abordar no seu blog para que ele seja encontrado de maneira mais fácil pelo público interessado no assunto.

Aposte em tipos de comunicação variados

Na internet, o comportamento de leitura das pessoas é bem diferente do que acontece com jornais e revistas, por exemplo. Por isso, é importante ter atenção quanto a estrutura dos conteúdos postados.

Blocos de textos muito grandes ou tamanho de fontes muito pequenos normalmente afastam os usuários do conteúdo. Estratégias, como o uso de subtítulos, bullets, imagens e formas de conferir destaque (com negrito e itálico) auxiliam no enriquecimento. Consequentemente, atraem mais a atenção dos leitores.

Quer saber mais sobre como o conteúdo pode auxiliar nos seus resultados? Leia o artigo: O conteúdo como aliado em campanhas B2B.



Autor

bowe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *