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Smartech: uma nova metodologia para um novo normal

Você já parou para pensar no rolo compressor que foi para o mercado tentar sobreviver a uma pandemia em pleno 2020? O mundo parou! E a cada minuto, as novas metodologias, principalmente as integrativas, como a smartech, se tornaram mais importantes para se manter em meio a um processo turbulento.

As fragilidades de diversos negócios foram expostas durante a pandemia. E quem estava alguns passos à frente dos seus concorrentes, com uma maturidade digital já em core, teve mais chances de engatar uma transição menos turbulenta. 

Porém, não podemos falar o mesmo sobre quem ainda estava vivendo no passado. Infelizmente, empresas com uma adoção ao digital lenta e ultrapassada ficaram pelo caminho.

Mas que futuro é esse que influencia tanto o nosso presente? Como essa transformação digital, que potencializa cada vez mais a atuação do marketing, auxiliou empresas a permanecerem firmes em meio a pandemia de Covid-19? 

Esse futuro aparece em forma de ferramentas. Mais do que nunca, você precisa entender, aplicar e desenvolvê-las na sua empresa. Entre muitas, destaco: martech, sales stack e análise de dados. Ou a união dos três, o smartech.

A consolidação do mercado

Se você gosta de tecnologia e ainda não faz ideia do que estamos falando aqui, temos uma notícia triste para te dar: você está perdendo dinheiro. 

Vender hoje sem o auxílio da tecnologia é impossível. Você sabe disso. A gente também. E é por isso que estamos sempre focados no futuro, na próxima novidade. 

Os profissionais de marketing nunca tiveram tanto acesso a dados tão detalhados e estiveram tão prontos para desenvolver estratégias sólidas para produzir resultados tangíveis quanto agora.

Os dados e tudo aquilo que pode ser feito com eles para entender o público e alcançar resultados caminham para ser o verdadeiro pilar da estrutura do mercado.

O momento é este: as adtechs e martechs, que são companhias que utilizam tecnologia para melhorar a entrega de campanhas, estão se consolidando em todo o mundo. 

Segundo o relatório Martech: 2020 and Beyond, um novo documento produzido em colaboração pela BDO, WARC e Universidade de Bristol, o gasto mundial em tecnologia de marketing é de US$ 121,5 bilhões.

O relatório se concentra nos gastos com martech na América do Norte e no Reino Unido. Mas o fato é que esses números quase dobraram em apenas dois anos nesses mercados mais desenvolvidos. O valor saltou de US $ 34,3 bilhões em 2017 para US $ 65,9 bilhões em 2019.

E o que isso quer dizer? 

Há uma tendência promissora para o mundo do smartech. As marcas continuam buscando uma vantagem competitiva e maior eficiência na economia digital. 

No Brasil, o mercado para empresas que usam a estratégia de smartech é otimista. O mapeamento mais recente da Distrito AdTech & MarTech Report apontou 475 startups que atuam dentro do mercado de marketing e publicidade no país.

Só no setor de adtechs, foram realizados 17 investimentos em 2019, somando US$ 209 milhões. O mercado de martechs representa 2,26% das startups mapeadas no Startupbase, base de dados oficial do ecossistema brasileiro de startups produzido pela Associação Brasileira de Startups. 

No entanto, uma coisa precisa ficar clara: você não pode colocar em prática todas as ideias que vierem na sua cabeça sem ter um planejamento antes.

Damian Ryan, parceiro de M&A em tecnologia e mídia da BDO, que produziu o relatório Martech: 2020 and Beyond citado acima, disse algo importante e que deve ser levado em consideração: “Envolver os consumidores digitais não se resume apenas a gastar dólares com o Google, Facebook e Amazon”. Você precisa de estratégias. 

Como os dados podem ajudar a sua empresa

Não importa se você tem o melhor produto ou serviço do mundo, se não encontrar uma forma eficiente dele chegar ao seu cliente, seu trabalho não servirá de nada e sua empresa não vai a lugar algum. 

Quando você vai estruturar um departamento de vendas, uma das primeiras providências que você deve tomar é definir o sales stack, ou seja, quais são os softwares de vendas que você precisa para tocar a operação.

É preciso analisar todas as características do negócio: seus produtos, o perfil dos seus clientes e ainda entender em quais ferramentas investir mais, menos ou descartar. Tudo deve ser avaliado de acordo com as suas necessidades.

Dependendo do seu negócio, investir em chat ao vivo e chatbots é muito importante para fornecer soluções rápidas ao seu usuário com inteligência artificial. Isso desafoga seu pessoal no atendimento para que eles possam ser acionados apenas quando for necessário. Essa já é uma outra ferramenta de sales track: o atendimento ao cliente e help desk. 

Com a automação de marketing, é possível gerar leads para seu negócio de forma indireta, com conteúdo relevante, até que seu cliente esteja pronto para um contato mais direcionado. 

E, a mais importante das ferramentas, o CRM, que vai estabelecer um funil de vendas e fornecer informações valiosas sobre o seu cliente, o que significa oferecer a ele exatamente o que ele precisa.

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Obviamente, essas não são as únicas opções. Existem novas soluções a todo tempo no mercado. Mas, você entende como a integração de dados é indispensável e que sem ela você não vai chegar muito longe?

O megazord do marketing digital

O que a Bowe tem trabalhado nos últimos anos é em uma forma de construir uma jornada indestrutível dentro do marketing digital. Assim, passamos esses anos discutindo como os desenvolvimentos na captura e armazenamento de dados podem ajudar na evolução das empresas.

Então criamos uma metodologia única com base nas nossas expertises, um verdadeiro megazord das vendas: o chamamos de Smartech. Nosso megazord une martech, sales stack e integração e análise de dados. 

O Martech nasce do Marketing Stack. Esse conceito, base para a união entre marketing e tecnologia, traz como um dos principais benefícios a otimização de tempo. Isso é sentido ao agilizar a execução de processos internos e externos e também gerenciar o tempo de produção. Além disso, ainda há:

  • facilidade em acessar os dados; 
  • integração de ferramentas entre os times; 
  • personalização na geração de conteúdo; 
  • medição do impacto das ações.

O Smartech também é composto pelo conceito de Sales Stack. Esse conceito é um conjunto de softwares que foca no processo de vendas. 

Então, é possível ter um maior controle de investimentos para conversão de leads, maior poder de gerenciamento dos seus negócios e mais proximidade com o cliente. Por fim, o benefício que todo mundo espera: aumenta a possibilidade de fechar negócios, devido às informações que os softwares fornecem.

Para completar o nosso megazord Smartech, temos a integração dos dados. É por meio da integração de dados que sua empresa consegue alinhar pontos fundamentais na comunicação interna e com os leads. 

Quando os times de marketing e vendas estão alinhados e compartilham dos mesmos dados, a comunicação é mais eficaz. Assim, recursos são economizados enquanto leads mais qualificados são gerados.

Os benefícios de cada um deles também se unem com um só objetivo: gerar mais demanda e, consequentemente, mais leads.

Toda empresa precisa se preocupar com dados. Então, para ter sucesso, você precisa entender quais são os dados que está coletando. Também deve compreender por que está coletando e o que vai fazer com eles.

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Autor

bowe

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