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Marketing e Vendas, Universo B2B

Os melhores exemplos de landing pages B2B

Com uma estrutura simples e bastante inteligência aplicada, elas são grandes aliadas na conversão de leads e indispensáveis para a maioria das estratégias de marketing digital. Estamos falando das páginas de captura, ou landing pages.

E para te ajudar a alcançar os melhores resultados, hoje vamos apresentar e analisar os melhores exemplos de landing pages B2B.

O que é uma landing page B2B?

Assim como a maioria das páginas do tipo, é uma página voltada para a conversão. Toda a sua estrutura, como títulos, imagens e botões são pensados de forma a transformar o visitante em um lead.

Na prática, o que fazemos é oferecer um conteúdo relevante em troca dos dados de contato. Ao aceitar essa troca, o visitante confirma que tem interesse real nos seus conteúdos, produtos ou soluções.

O que uma landing page B2B deve ter?

Se você quer conquistar um novo cliente, algo que não pode faltar na sua página são as evidências de autoridade e competência da sua empresa no assunto e área de atuação em questão.

Bons exemplos de landing pages B2B apresentam conteúdos ricos, sejam eles ebooks, estudos de mercado, infográficos, páginas de vendas, páginas de levantamento de mão ou cases de sucesso, por exemplo. Esse tipo de material pode ser desenvolvido com objetivos de gerar desejo, se conectar às dores, incentivar práticas ou apresentar modelos para se espelhar.

É muito importante para que resultados significativos sejam atingidos, que o conteúdo em conjunto com sua respectiva landing page atuem de forma a gerar valor genuíno ao público de interesse.

Além disso, existem algumas outras características que aumentam o potencial de sucesso da sua landing page B2B. Veja mais a seguir. 

UX – Experiência do usuário

Os melhores exemplos de landing page B2B têm um tempo de carregamento muito rápido. O objetivo é oferecer a melhor experiência e manter o usuário interessado.

Sua página deve ter uma navegação simples, intuitiva e responsiva, proporcionando boa visualização tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.

Garantir uma maior fluidez nesses aspectos é essencial para facilitar a conversão.

Formulários simples

Quanto mais complexo um formulário, menores são as chances de ele ser preenchido. Algumas empresas podem se sentir tentadas a conseguir o maior número de dados possíveis do lead, mas o mais importante é ter a certeza de que ele tem interesse na sua solução.

Dessa forma, prefira formulários simples, que não façam com que o visitante tenha a sensação de estar perdendo sua privacidade ao preencher.

P.S.: tenha cuidado e bom senso para não simplificar demais o formulário e impossibilitar a identificação dos leads de maior e menor potencial.

Botões convenientes

Facilite ao máximo que o visitante execute a ação que você espera dele na sua landing page. Para isso, faça com que todas as dobras contenham um botão de ação, evitando que o usuário precise fazer rolagens em busca de um objetivo.

O CTA escolhido deve representar bem a ação que o lead precisa tomar baseado no conteúdo que ele acabou de ter contato ao longo da seção, evite usar o mesmo CTA ao longo de toda a página.

Leia também: Geração de demanda B2B: muito além da aquisição de leads

O que uma landing page B2B não deve ter?

Não se esqueça de que essa página tem o único objetivo de estimular o visitante a fazer uma ação, que geralmente é preencher um formulário.

Dessa forma, você deve evitar criar o que chamamos de pontos de fuga: links externos que retirem o usuário da página. Uma vez dentro da sua landing page, a pessoa deve ter apenas duas opções: fechar a janela ou executar a conversão.

Como elaborar a estrutura da sua landing page B2B

Umas das maneiras mais simples e efetivas de guiar seu usuário até a ação é a utilização do método AIDA.

Podemos dizer que AIDA é um mapa de conteúdo publicitário. Seu nome apresenta o acrônimo Atenção, Interesse, Desejo e Ação: as quatro etapas da sua estrutura. O objetivo de cada uma delas é fazer o usuário avançar para a próxima, até que na última ele esteja pronto para a conversão.

Um exemplo dessa estrutura em uma landing page B2B traria:

  • Atenção: títulos e subtítulos provocadores;
  • Interesse: descrições e imagens que representem o material ou seus produtos e serviços;
  • Desejo: apresentação de resultados e cases;
  • Ação: um call to action para a conversão.

Direcione o olhar do usuário

Disponha e organize o conteúdo de uma maneira mais escaneável para o visitante. Isso significa colocar o conteúdo de uma forma que o possível lead possa rapidamente passar os olhos e entender sobre o que aquela página trata.

Algumas formas de deixar um conteúdo escaneável são:

  • Títulos e subtítulos demarcados;
  • Uso de bullet points;
  • Uso de ícones;
  • Destacar dados relevantes;
  • Evidenciar em negritos algumas palavras-chave.

Leia também: O Inbound Marketing como ferramenta de retenção de clientes

Melhores exemplos de landing pages B2B

Pipefy

Melhores exemplos de landing pages B2B - Pipefy

A ferramenta de automação de processos Pipefy é o nosso primeiro e ótimo exemplo de landing page B2B. Com uma proposta clara, ainda na primeira seção a página apresenta prova social, possibilidade de experimentação e um ponto de contato.

Fica a curiosidade para o fato de apresentar dois call to action.

Zoop

Melhores exemplos de landing pages B2B - Zoop

A Zoop, empresa que oferece soluções em meios de pagamento e serviços financeiros, nos mostrou que menos é mais.

Utilizou o apelo do case de um cliente amplamente conhecido pelo público e reconhecido pelo seu sucesso com um texto objetivo e um CTA que não deixa outra alternativa ao usuário a não ser clicar.

unico | people

Melhores exemplos de landing pages B2B - Unico

O braço voltado para admissão digital da unico, a maior ID tech brasileira, apostou em um conteúdo rico, denso e exclusivo para selecionar leads qualificados.

Este exemplo de landing page B2B traz uma material com os resultados de uma pesquisa realizada com gestores de empresas e profissionais de RH, exatamente o público-alvo da empresa. 

A página apresenta uma degustação do conteúdo do material na estrutura de bullet points, sendo um excelente convite para a conversão.

Assertiva Soluções

Melhores exemplos de landing pages B2B - Assertiva

A Assertiva é uma empresa que ajuda outras corporações a encontrar clientes devedores. O destaque da sua landing page fica por conta do discurso claro e pela presença de dois CTAs, que conseguem converter leads em duas fases distintas do funil de vendas: um que se prepara para realizar a compra e outro que ainda busca se nutrir de informações.

Monday Sales CRM

Melhores exemplos de landing pages B2B - Monday Sales

O Monday Sales é um CRM que traz um exemplo de landing page B2B bem diferente e interessante. Buscando mostrar-se uma ferramenta versátil e assertiva, ele oferece ao visitante caixas selecionáveis para marcar as soluções buscadas.

Além de bem direto, o formato escolhido é criativo no diálogo e na interatividade proporcionados.

Slack

Melhores exemplos de landing pages B2B - Slack

A ferramenta de comunicação empresarial Slack representa muito bem a objetividade que ressaltamos sobre formulários simples. Sua landing page solicita apenas o e-mail para conversão e oferece, de imediato, uma experiência gratuita e um contato de vendas. 

Shopify

Melhores exemplos de landing pages B2B - Shopify

A Shopify também apresenta um formulário de campo único: apenas o e-mail. O destaque dessa landing page fica por conta da humanização, trabalhada com uma imagem autêntica e natural que direciona o usuário para um case, aumentando a possibilidade de criar identificação.

Além disso, a marca ainda destaca a experimentação sem a necessidade de cadastrar um cartão de crédito que geraria cobranças automáticas ao fim do prazo indicado, criando um vínculo de confiança.

Após conhecer diversos bons exemplos de landing pages B2B e saber o que é mais importante em suas composições, o que acha de trabalhar com geração de demanda para a sua empresa? Conheça um pouco mais sobre como a Bowe pode ajudar a sua empresa.



Autor

bowe

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